Presidente da ALPA pede simplificação do sistema NOTAM da FAA, em 19.02.23
O presidente da ALPA – Air Line Pilots Association (Associação de Pilotos de Linha Aérea), Jason Ambrosi, pediu a legisladores do EUA que forneçam financiamento plurianual para melhorar o sistema NOTAM da agência FAA e enfatizou que o sistema deve ser simplificado para garantir que sejam transmitidas com eficácia informações mais críticas, em vez de transmissão “simplesmente de volume de informações”. Em uma carta enviada ao Comitê de Comércio do Senado do EUA antes de uma audiência no dia 15 sobre o sistema NOTAM (da FAA), Ambrosi acrescentou: “É necessário muito trabalho para melhorar o sistema NOTAM e as informações que ele divulga”.
Ambrosi observou que o método do Congresso de fornecer financiamento em um único ano para projetos de modernização plurianuais, como atualizações do sistema NOTAM, é uma abordagem paliativa – do tipo band-aid – que apresenta “enormes desafios para a FAA” para manter estes projetos no prazo. “Esta não é uma abordagem confiável ou eficiente para planejar e executar efetivamente o plano de modernização da infraestrutura de controle de tráfego aéreo de nosso país”, pontuou Ambrosi.
Mesmo com infraestrutura confiável, Ambrosi acrescentou: “A qualidade e o volume absoluto de NOTAMs no sistema por si só podem se tornar um risco à segurança”.
Um vôo bastante curto de Washington DC para Boston geralmente resulta em 50 páginas ou mais de notam, salientou Ambrosi, com um exemplo, acrescentando que pilotos, controladores e despachantes são responsáveis por conhecê-los em cada vôo, acrescentou Ambrosi.
“A intenção original dos NOTAM era fornecer aos operadores informações tão novas ou urgentes com NOTAM para ser usado como um alerta temporário até que as informações pudessem ser publicadas em cartas ou outras publicações aeronáuticas”, disse Ambrosi. “No entanto, isso não é mais o caso. É rotina que as informações em um NOTAM permaneçam indefinidamente”, Ambrosi avalia. Ele deu um exemplo das informações de presença/atividade aviária na vizinhança de aeródromos – “bird activity in the vicinity of the airport” – que nunca expiram, e se ‘eternizam’.
Ambrosi recomendou orientação aprimorada para o pessoal envolvido com envio (upload) de NOTAM sobre uso e terminologia apropriados, os prazos e limites de tempo que NOTAM pode permanecer válido no sistema, aumento do uso gráfico, categorização priorizável, ordenada e filtrada e possível representação de informações de NOTAM sobrepostas em mapas móveis eletrônicos e/ou EFB.
“Por muito tempo, os NOTAM foram usados de forma inadequada no lugar das efetivas regras e regulamentos, de fato”, afirmou Ambrosi ainda citando o uso de NOTAM para processar alterações em cartas aeronáuticas e “muitos casos em que NOTAMs são usados excessivamente como uma solução alternativa inadequada para abordar oportunamente questões de espaço aéreo mas de longo prazo”.
Enquanto isso, o administrador interino da FAA, Billy Nolen, atualizou o Comitê parlamentar sobre o esforço de modernização do sistema NOTAM da FAA, estimando que “a maior parte” do trabalho deve estar pronta em meados do ano fiscal de 2025 – quando todo o sistema NOTAM (incluindo os informes em NOTAM, propriamente ditos) será transferido para o novo sistema federal – mas outras melhorias, como torná-los [NOTAMs] consistentes com os padrões da ICAO, continuarão. Nolen disse aos legisladores americanos que conversou com a equipe sobre quais recursos a agência precisaria para acelerar este esforço.
Nolem também sustentou que as melhorias não são apenas relacionadas à infraestrutura, mas também envolvem apresentação. “A jornada em que estamos, e estamos na metade dela em termos de nossa modernização, é projetada … para assegurar que NOTAMs que sejam entregues a pilotos sejam relevantes, sejam oportunos, sejam priorizados, e falem para a rota de vôo”. Os objetivos são simplificar o sistema, torná-lo compatível com a ICAO e torná-lo relevante para a rota do voo, destacou Nolem. [EL] – c/ fontes