Primeira planta de SAF do Paquistão, com entrada em operação prevista no 2S2026, recebe aumento de financiamento, em 24.12.24
Os planos para a primeira planta de combustível de aviação sustentável (SAF) do Paquistão ganharam um impulso com o anúncio de que a IFC – International Finance Corporation fornecerá até US$ 35 milhões em financiamento de capital de longo prazo para ajudar na implantação de refinaria em Sheikhupura, em Punjab. A notícia foi veiculada no início deste mês.
A construção do projeto SAFCO Venture Holdings deve começar em janeiro, com um início previsto da produção de SAF em setembro de 2026.
O Paquistão gera mais de um milhão de toneladas de óleos, gorduras e graxas usados anualmente, e a planta — a primeira do tipo no sul da Ásia — deverá converter 250.000 toneladas como matéria-prima para produzir 200.000 toneladas de SAF por ano por meio do caminho de produção HEFA.
A instalação criará mais de 300 empregos diretos, bem como apoiará cerca de 20.000 empregos indiretos na cadeia de valor de resíduos para combustível.
“Esta iniciativa demonstra como a produção de combustível pode fazer parte de uma economia circular, extraindo matérias-primas que, de outra forma, seriam desperdiçadas e, portanto, como isso pode ser feito sem impacto adverso na produção de alimentos ou no abastecimento de água”, disse Ashruf Megahed, chefe regional da IFC para manufatura, agronegócio e serviços para o Oriente Médio, Ásia Central, Turquia, Paquistão e Afeganistão. “Como o primeiro investimento da IFC na produção de combustível de aviação sustentável, ele também define o tom para investimentos semelhantes da IFC neste espaço, bem como para outros financiadores seguirem o exemplo”, completou Megahed. [EL]