Primeiro Bombardier Challenger 3500 registrado na Europa é entregue para operadora da Alemanha, em 26.06.23


A Bombardier entregou seu primeiro jato Challenger 3500 destinado para operações na Europa. A Aero-Dienst, sediada em Nuremberg, na Alemanha, operará o jato executivo supermédio pela Aviator Aircraft, e supervisionou o processo de conclusão e conduziu a inspeção técnica de aceitação do jato bimotor – de matrícula D-BAPE – durante um processo de entrega de cinco dias em Montreal, no Canadá. Após a conclusão da primeira fase de seu contrato com o proprietário, a Aero-Dienst trasladou o “3500” para a Alemanha, onde passou pela tramitação de registro pela Autoridade de Aviação Civil alemã, sendo incluído no certificado de operador aéreo da Aero-Dienst.

A entrega ocorreu durante uma cerimônia em 29 de maio na sede da fabricante em Montreal.

Como uma das operadoras de aeronaves comerciais mais antigas da Alemanha, com mais de 65 anos de experiência em operações de manutenção de jatos executivos, a Aero-Dienst agora conta com oito aeronaves em sua frota baseada em toda a Alemanha.

A Aero-Dienst GmbH é uma empresa aérea de serviços charteres (fretamento) que opera vôos de jatos no transporte executivo e aeromédico a partir do Aeroporto de Nuremberg (NUE/EDDN). Fundada em 1958 pelas empresas alemãs de tecnologia e equipamentos pesados ​​Diehl e Faun, a Aero-Dienst opera serviços aerompedico em nome da ADAC Luftrettung (Resgate Aéreo Alemão) – a maior operadora aeromédica da Alemanha pela métrica do tamanho da frota. A Aero-Dienst está entre as cias. aéreas alemãs mais antigas ainda operando sob seu nome original.

Por meio de seu contrato, a Aero-Dienst supervisionou toda a conclusão, inspeção de aceitação técnica e entrega do novo Challenger 3500 – garantindo assim a conformidade da aeronave com as especificações da transportadora aérea.

O gerente de vendas de aeronaves da Aero-Dienst, Andreas Strabel, declarou: “Gostaríamos de agradecer a todos os participantes por seu compromisso durante o processo de entrega e comissionamento e estamos entusiasmados com o fato de o procedimento de aceitação final de cinco dias ter sido executado de maneira tão profissional e tranquila”. Strabel acrescentou: “Estamos orgulhosos de ser o operador do primeiro Challenger 3500 na Europa. Esta excelente aeronave ficará baseada no aeroporto Oberpfaffenhofen [OBF/EDMO] da Europa Central, localizado perto de Munique, no sul da Alemanha, e atenderá as principais contas da Aviator Aircraft e Aero-Dienst. Nossa experiente equipe de manutenção cuidará do suporte técnico do novo CL3500 em nosso próprio centro de serviços no local”.

O Challenger 3500 tem capacidade para até dez passageiros e operar distância de até 3.400 MN e à velocidade de até MACH 0,83. O jato é equipado com motorização Honeywell HTF730, de 7.323 lbf. de empuxo. O jato tem MTOW de 40.600 lb. (18.430 kg), podendo ascender (no MTOW) diretamente para o FL430 e, posteriormente, até seu teto de serviço de FL450. Em altitude, os passageiros e a tripulação se beneficiam da mais baixa altitude de cabine do Challenger (4.860 pés no FL410) e de um sistema ambiental que alimenta continuamente o “vaso de pressão” (célula pressurizada) com ar fresco.

O vice-presidente regional da Bombardier, Ettore Rodaro, afirmou: “A nova aeronave Challenger 3500 é a solução de fretamento perfeita … oferecendo uma experiência de viagem verdadeiramente perfeita. Com seu desempenho impressionante, confiabilidade consistente e viagem excepcionalmente suave, o Challenger 3500 é o jato executivo supermédio líder da indústria”.

O Challenger 3500 entrou em serviço no ano passado e fez sua primeira visita à Europa no mês passado. [EL] – c/ fonte