Primeiro na Alemanha a abastecer SAF, aeroporto de Mönchengladbach se compromete com fornecimento contínuo de combustível sustentável, em 06.07.24


O Aeroporto de Mönchengladbach (EDLN), na Alemanha, é o primeiro no país a dispor de SAF e agora promete a passar a fornecer SAF continuamente.

Embora o combustível renovável tenha sido oferecido noutros aeroportos alemães no passado, Mönchengladbach (EDLN), da área de Düsseldorf, contratou a refinaria TotalEnergies para fornecer entregas regulares programadas de combustível com mistura de SAF (produzido através da via HEFA a partir de gorduras animais e óleo de cozinha usado). O combustível com mistura de SAF será distribuído em “campo” pela base de serviços de apoio e logística aeroportuária (FBO) Rheinland Air Service (RAS), com sede em Mönchengladbach.

“Como revendedor europeu da Honda Aircraft e Daher Aircraft para a Alemanha e Áustria, a Rheinland Air Service está empenhada em realizar todos os vôos de traslado de HondaJet e vôos de demonstração pela RAS com a SAF”, disse o CEO da RAS, Johannes Graf von Schaesberg. “O mesmo se aplica às aeronaves TBM e Kodiak de Daher”, emendou Graf von Schaesberg.

Em um evento nesta primeira semana no aeroporto (EDLN), Oliver Krischer – ministro do Ambiente, Preservação da Natureza e dos Transportes de North Rhine-Westfalia (Renânia do Norte-Vestfália) – participou no primeiro abastecimento cerimonial de uma aeronave com SAF.

“O tráfego aéreo deve tornar-se neutro em termos climáticos; é por isso que apoiamos medidas e projetos que possibilitem voar sem combustíveis fósseis”, afirmou o ministro, acrescentando que a propulsão elétrica terá um grande papel juntamente com o uso de SAF. “É pioneiro que o Aeroporto de Mönchengladbach tenha criado agora a possibilidade de reabastecer aeronaves com SAF”, completou o ministro. [EL] – c/ fonte