Produtora americana Montana Renewables oferta mistura de 50% de SAF (a partir de gorduras e óleos) da sua refinaria de Great Falls no mercado, adicionando capacidade para distribuição em três Estados, em 02.11.25
Em post no dia 29 na plataforma online da AIN, Curt Epstein, editor de serviços da aviação executiva da mídia, repercutiu que a produtora de combustível de aviação sustentável (SAF), e a subsidiária da Calumet, Montana Renewables alcançou um marco com o comissionamento de instalações de mistura e envio no local em sua refinaria em Great Falls, no Montana. Como resultado, a Montana Renewables agora oferece uma mistura de 50% de SAF conhecida como “MaxSAF”, a maior proporção atualmente permitida pelas normas ASTM.
Embora testes recentes tenham comprovado que aeronaves modernas podem operar com 100% de SAF sem problemas, os sistemas de combustível em aeronaves mais antigas se beneficiam dos compostos aromáticos presentes no querosene de aviação convencional (QAv, ou JET-A)para formar vedações herméticas. Assim, a mistura de SAF está atualmente limitada a 50%. A proporção de mistura mais comum no mercado é de 30% de SAF, o que representa uma redução de aproximadamente 25% nas emissões de CO2 do ciclo de vida, em comparação com o querosene de aviação.
“A proporção da mistura é puramente uma função da economia e das qualidades de mistura do querosene de aviação disponível”, disse Michael Wojciechowski, diretor de estratégia e crescimento da Montana Renewables, para a AIN. “Temos uma economia favorável e qualidades de querosene de aviação que permitem isso.” Embora tenha se recusado a discutir o preço real da mistura MaxSAF”, prosseguiu Wojciechowski, explicando que, quanto mais concentrada a mistura, mais rentável geralmente é para o comprador em termos de benefícios ambientais e relatórios de sustentabilidade.
Atualmente, a Montana Renewables é uma das três únicas refinadoras de SAF com produção em escala comercial na América do Norte, e este primeiro carregamento do seu combustível “MaxSAF” demonstra sua capacidade de transportar o produto do terminal de carregamento para levar SAF a aeroportos locais e regionais, além dos principais aeroportos.
Com seu componente SAF produzido a partir de gorduras e óleos, o combustível “MaxSAF” será inicialmente distribuído pela rede da AEG Fuels para mercados selecionados em Montana, Washington e Oregon.
“A AEG Fuels tem a honra de colaborar com a Montana Renewables nesta mistura inaugural de SAF, um marco histórico”, disse Landon Larson, vice-presidente de suprimentos da AEG para a América do Norte. “Juntos, estamos demonstrando como parcerias estratégicas podem acelerar a transição para a aviação sustentável e agregar valor real aos operadores em toda a nossa rede de abastecimento”, completou Landon. [EL] – c/ fonte
