Programa Clean Aviation da União Européia emite um Aviso prévio de sua terceira chamada para propostas de pesquisa e desenvolvimento de descarbonização da aviação, em 17.12.24


Charles Alcock, editor-chefe da mídia de aviação AIN, postou na plataforma digital da mídia, no dia 12, a notícia que a iniciativa Clean Aviation apoiada pela União Européia emitiu um Aviso prévio de sua terceira chamada para propostas de pesquisa e desenvolvimento de descarbonização na semana que passou finda no dia 13. Empresas aeroespaciais foram convidadas a se candidatar a uma verba de até € 380 milhões (US$ 399 milhões) em financiamento da UE como parte de um programa avaliado em um mínimo de € 950 milhões quando as contribuições da indústria e outras entidades são consideradas.

O trabalho abrangido pela terceira chamada de propostas estará relacionado a um conjunto diversificado de tecnologias descritas na Agenda da Iniciativa de Pesquisa Estratégica da iniciativa Clean Aviation. Uma quarta chamada subsequente se concentrará no trabalho em torno de aeronaves movidas a hidrogênio.

A maior parte do financiamento (€ 205 milhões – 54%) foi alocada para o que a Clean Aviation descreve como arquiteturas de “aeronaves ultraeficientes de curto-médio alcance”, o que implica um foco nas mudanças amplamente esperadas na distinção entre os atuais aviões de passageiros de fuselagem estreita e larga. Outros € 145 milhões (38%) foram reservados para o trabalho em conceitos de aviões regionais ultraeficientes. Outros € 15 milhões (4%) são destinados para integração de conceitos e avaliação de impacto.

Espera-se que o processo de licitação atraia propostas de empresas aeroespaciais de todos os portes e especializações.

Alcock escreveu que uma nova característica da abordagem da Clean Aviation é identificar as chamadas “áreas de via rápida” para acelerar a implementação de tecnologias. Por exemplo, na categoria de curto-médio alcance, isso incluiria uma demonstração de teste em solo e preparações para testes de vôo de um motor turbofan com engrenagem canalizada de ultra-alta taxa de derivação (by-pass). Outras áreas planejadas de trabalho financiado incluem a demonstração de um sistema de propulsão híbrido-elétrico para aviões regionais e o projeto e integração de um sistema de bateria de alto desempenho para o mesmo setor de transporte aéreo.

O terceiro processo de chamada de propostas começa formalmente no final de fevereiro de 2025. A Clean Aviation planeja realizar eventos pitch de propostas e sessões de orientação para empresas. Evento pitch é um processo de coleta de idéias de um grupo de pessoas para uma audiência, geralmente na frente de um painel de jurados, com o objetivo de gerar interesse e conquistar potenciais investidores, clientes ou parceiros.

Os projetos existentes da Clean Aviation incluem trabalho em andamento para avançar os planos de descarbonização de vôos de curta distância. Isso envolveu grandes grupos aeroespaciais, como GE Aviation, Honeywell, Collins, Textron, Airbus e Rolls-Royce, bem como startups, como a pioneira em propulsão a hidrogênio H2Fly. [EL] – c/ fonte