Programa de destes do Cessna Citation Ascend avança com sucesso com campanha de testes de vôo superando 350 horas de vôo, no cronograma para entrada em serviço em 2025, em 17.05.24


No dia 13, a Textron Aviation divulgou o avanço contínuo do programa Cessna Citation Ascend após a conclusão bem-sucedida da aeronave protótipo de vários testes de certificação e mais de 350 horas de testes de vôo.

O jato executivo Citation Ascend, como a mais nova iteração do Citation 560XL, foi apresentado durante a Convenção e Exposição da Aviação Executiva Européia (EBACE) de 2023 e a deverá entrar em serviço em 2025.

O mais novo Citation foi projetado para trazer um novo cockpit, melhor desempenho e uma cabine mais luxuosa para o mercado de jatos executivos de médio porte. Os aviônicos de última geração da aeronave, incluindo acelerador automático (autothrottle), alta capacidade de carga-paga e alcance impressionante, oferecem aos clientes uma carga de trabalho reduzida do piloto e o poder de fazer mais e ir mais longe.

“Com a conclusão bem-sucedida de rigorosos testes de certificação da aeronave protótipo e mais de 350 horas de testes de vôo, estamos confiantes no progresso do desenvolvimento do Citation Ascend”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de engenharia e programas. “O sucesso do programa até o momento destaca a habilidade e o comprometimento de nossas equipes em projetar e entregar a melhor experiência de aviação aos clientes”, completou Hearne.

O protótipo da aeronave Citation Ascend concluiu com sucesso os testes que incluem:

  • testes em ambiente extremamente quente e fria, garantindo que os sistemas da aeronave estejam funcionais e operacionais em temperaturas extremas
  • choque com ave (Bird strike)
  • desempenho de frenagem
  • estouro de pneu
  • resistência estática e residual da cabine e das janelas da cabine

A baia de testes simulador de sistemas da aeronave – plataforma denominada Iron Bird – continua avançando no desenvolvimento e no apoio ao avanço do programa. Aproveitando técnicas exclusivas de engenharia e fabricação da Textron Aviation, o sistema de teste incorpora o projeto dos sistemas aviônicos, elétricos e de controle do motor da aeronave para apoiar a familiarização do piloto e os cenários de vôo.

Conforme post no dia 13 de Hanneke Weitering, editor de tecnologia e ciência da mídia AIN, na recente coletiva com mercado de divulgação de resultado trimestral, em Wichita, Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas globais e operações de voo da Textron Aviation, atualizou a condição do programa CJ Ascend: “O programa está avançando muito. Temos 125 vôos e quase 350 horas no protótipo. Já estamos começando a certificar diferentes aspectos do programa”.

Como parte do processo de certificação, a FAA concluiu recentemente os testes de fatores humanos numa plataforma de teste (em solo) Iron Bird para a aeronave Ascend, disse o diretor de engenharia da Textron Aviation, Aasiri Fernando. A plataforma de testes, implantada no centro de inovação da Textron Aviation, no campus da fabricante em Wichita, inclui um simulador de vôo com cabine de comando completa. Os engenheiros têm usado o Iron Bird para desenvolvimento inicial e testes de procedimentos, explicou Fernando.

O Cessna Citation Ascend  está precificado em US$ 16,7 milhões. O Citation Ascend terá uma configuração padrão de cabine em novos assentos giratórios para nove passageiros (com capacidade máxima de até 12 passageiros), com janelas maiores. Terá motor Pratt & Whitney Canada PW-545D, recentemente certificado pela Transport Canada Civil Aviation, projetado para oferecer maior empuxo e eficiência de combustível e maior “tempo de asa” (time-on-wing), tempo instalado, para clientes elegíveis. O motor utiliza novos materiais e tecnologia – incluindo um compressor de alta pressão mais eficiente e um módulo de turbina de alta pressão de estágio único aprimorado. O motor PW-545D, da Pratt & Whitney, também é dotado de FADEC – com Full Authority Digital Engine Control (controle de motor digital de autoridade plena) habilitando a nova tecnologia autothrottle e garantindo que operem com eficiência máxima e com carga de trabalho reduzida do piloto. A aeronave terá aviônica Garmin G5000 de última geração que apresenta o mais recente em hardware e em software, incluindo tecnologia de aceleração automática. O Ascend também será dotado de uma unidade de alimentação auxiliar (APU) Honeywell RE100 [XL] aprovada para operações autônomas.

Embora a Textron ainda não tenha revelado as especificações finais de desempenho, as estimativas preliminares visam um alcance de 1.900 MN em cruzeiro de alta velocidade com quatro passageiros e uma velocidade máxima de cruzeiro de 441 KTAS.

A Textron Aviation concebeu o Citation Ascend com base no feedback dos clientes para melhor desempenho e conforto. Com recursos elegantes e modernos, os clientes poderão desfrutar de muitos dos luxos encontrados nos líderes de vendas Citation Latitude e Citation Longitude, incluindo um piso plano para proporcionar espaço generoso para as pernas e flexibilidade aos passageiros. Com 19 portas de carregamento USB padrão e três tomadas universais em toda a aeronave, toda a tripulação e passageiros terão acesso a pelo menos uma porta de carregamento no Citation Ascend. [EL]