Projeto-serviço de restauração do primeiro Learjet de produção, pela Classic Lear Jet Foundation, em andamento, com a conclusão da remoção total da pintura para preparação para inspeção não-destrutiva (NDT), em 20.10.25

Em post na plataforma online da AIN no dia 12, o editor de serviços de aviação executiva da mídia Curt Epstein divulgou a presença da Classic Lear Jet Foundation na feira–convenção anual da aviação executiva americana – a NBAA-BACE 2025, que aconteceu entre os dias 14 e 16, em Las Vegas (Nevada), no estande da patrocinadora corporativa Spectro Jet-Care.
A Classic Lear Jet Foundation é uma organização sem fins lucrativos com um projeto para restaurar por completo, retomando condição de aeronavegabilidade, o primeiro Lear Jet de produção – o Learjet 23 sn-003.
Para a “preliminar” da NBAA-BACE 2025, a Classic Lear Jet Foundation e a Spectro Jet-Care trouxeram, no dia 12, um convidado especial: o lendário piloto de Learjet, Clay Lacy, para contato com público, na forma de um “conhecer e cumprimentar”, no estande, no período das 13h às 14h30. Além do seu impressionante currículo na aviação e de outras conquistas recordes na aviação, Clay Lacy possui vasta experiência com os primeiros jatos Learjet. Em 1964, ele voou um dos primeiros Learjet 23 para o Aeroporto Van Nuys, na Califórnia (KVNY), tornando-o o primeiro jato corporativo a operar no aeroporto californiano. Quatro anos depois, ele fundou a Clay Lacy Aviation, a primeira empresa de fretamento de jatos e gestão de jatos executivos da costa oeste. Lacy transportou inúmeras celebridades de Hollywood em jatos Learjet no início da era dos jatos particulares e, em 1965, realizou um vôo recorde de ida e volta para Nova York no mesmo dia. No FBO que leva seu nome em Van Nuys (KVNY), o mesmo Learjet 23 — o 12º a sair da linha de montagem — foi preservado e está em exposição.
Dado seu histórico direto com o modelo, Lacy foi fundamental na compra do Learjet 23-003 pela Classic Lear Jet Foundation. Lacy forneceu pessoalmente o financiamento como patrocinador principal da aquisição, o que permitiu que a fundação se tornasse a única proprietária da aeronave em 2023 e iniciasse o processo de restauração.
O trabalho de restauro do histórico Learjet 23-003 está sendo realizado em Wichita (Kansas), em um espaço cedido pela Bombardier na antiga unidade de entrega do Learjet, por um grupo de voluntários, incluindo funcionários aposentados da fabricante Lear Jet que trabalhavam na linha de montagem.
Diversas empresas de aviação executiva – incluindo a Spectro Jet-Care, que oferece expertise em análise de fluidos e detritos, bem como monitoramento de tendências de motores – prometeram apoio ao projeto, oferecendo serviços gratuitos ou a custo reduzido.
Estima-se que o trabalho de restauro pela fundação já tenha atingido um total de 1.500 horas-homem trabalhadas desde o início do projeto.
O trabalho no jato está em andamento, na fase em que a pintura da fuselagem (célula) foi recentemente removida em preparação para inspeção não-destrutiva (NDT), testes que serão cruciais para determinar o escopo do projeto. Quaisquer danos, como corrosão em revestimento, longarinas e nervuras e longarinas, serão reparados.
Registro Classic Lear Jet Foundation – AIN
O grupo está atualmente se preparando para realizar uma verificação de pressão na infraestrutura da asa direita em busca de vazamentos. Esses resultados, ponderados com o processo de corrosão encontrado na asa esquerda, ajudarão a determinar se a unidade da asa pode ser recuperada ou se precisa ser substituída. [EL] – c/ fonte