Propostas de combustíveis na Califórnia/EUA, regulamentando o combustível de aviação e proibindo a AvGas com chumbo, mobilizam oposição da indústria, em 02.03.24


Defensores da aviação estão protestando contra as propostas do poder público na Califórnia para regulamentar o combustível de aviação com proibição da AvGas com chumbo.

O CARB – California Air Resources Board (Conselho de recursos do Ar da Califórnia) está propondo remover a isenção para combustível de aviação do programa estadual LCFS – Low Carb Fuel Standard Limit (limite padrão de combustível com baixo teor de carboidratos).

O LCSF estabelece padrões de “intensidade de carbono” concebidos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

Numa carta aos responsáveis da CARB, grupos industriais argumentam que a proposta servirá apenas para aumentar o custo do combustível de aviação sem aumentar o fornecimento de combustível de aviação sustentável (SAF) e ainda antecipar a autoridade federal.

“Encorajamos o CARB a retirar a proposta de regular o combustível de aviação e, em vez disso, estabelecer um grupo de trabalho conjunto da indústria e CARB para explorar soluções alternativas para aumentar a produção e uso de SAF”, registra carta da NBAA, GAMA, NATA e sete outros setores da aviação e aeroespacial. organizações e empresas.

As organizações pela aviação apontaram para o compromisso da indústria aeronáutica em alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050 e a crença de que uma transição para o SAF é um caminho chave para esse objetivo. “Há muito que reconhecemos que aumentar o fornecimento de SAF e alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050 só pode acontecer trabalhando em colaboração com governos e outras partes interessadas em todos os setores”, aponta a carta coletiva.

Phil Derner, diretor regional da NBAA para a região oeste, acrescentou: “Instamos o CARB a trabalhar em parceria com a indústria para alcançar nossos objetivos comuns”.

Entretanto, a NATA opôs-se ainda a um Projeto de Lei apresentado no Senado da Califórnia que eliminaria gradualmente a distribuição e venda de AvGas com chumbo a partir de 2026. Inicialmente, a proibição aplicar-se-ia a comunidades ou cidades desfavorecidas com pelo menos 700.000 habitantes em 01 de janeiro de 2026. A partir de 2028, a proibição se expandiria para aeroportos e estabelecimentos de varejo próximos a limites de crescimento urbano e, em 2030, seria aplicada em todo o Estado. O projeto prevê uma penalidade civil de até US$ 1.000 por dia. [EL] – c/ fonte