Protesto de ecologistas contra aviação executiva em aeroportos da Bélgica termina com prisões, em 23.12.23


Conforme notícia no dia 20 de Cathy Buyck, colaboradora da mídia AIN on line, a polícia belga impediu com sucesso que ativistas ecológicos do grupo ambientalista chamado Code Red ocupassem as pistas de vários aeroportos durante a sua “ação em massa contra a aviação” ocorrida em 16 e 17 de dezembro, evitando possíveis danos às aeronaves da aviação executiva que utilizavam os aeródromos. Várias centenas de manifestantes foram presos, segundo a mídia local. Nenhuma aeronave foi danificada.

O Code Red, um grupo de desobediência civil, organizou protestos nos aeroportos de Antuérpia, Kortrijk e Liège no fim de semana passado como parte da sua campanha #PeopleNotFlights, que denuncia o setor da aviação como “uma indústria poluente que desrespeita os direitos humanos e cujo crescimento parece imparável”.

A indústria esperava que o Aeroporto Internacional de Bruxelas fosse o ponto focal dos protestos. Os ativistas, no entanto, optaram por visar os aeroportos regionais do país que gerem aviação privada ou que apresentam um crescimento acentuado.

O aeroporto Antuérpia Deurne atendeu 6.692 vôos de aviação executiva em 2022, de acordo com dados da EBAA – European Business Aviation Association (associação da aviação executiva européia); o aeroporto Kortrijk-Wevelgem atendeu quase 4.000 vôos e o aeroporto de Liege cerca de 3.100 vôos.

“O aeroporto de Antuérpia serve principalmente uma elite privilegiada com os seus jatos privados, e o mais louco de tudo é que este aeroporto não sobreviveria sem subsídios”, divulgou o Code Red em publicações nas redes sociais.

Os manifestantes do grupo tentaram entrar no aeroporto por diferentes lados no sábado dia 16, mas foram impedidos pela polícia. Cerca de 30 pessoas conseguiram chegar à pista do aeroporto depois de cortar a cerca, mas foram detidas antes de chegarem aos aviões estacionados ou na pista.

Nenhum vôo da aviação executiva operou (decolagem e pouso) no aeroporto nesse dia do protesto.

Em Liège, o Code Red protestou contra a rápida expansão do aeroporto. Embora a aviação executiva represente apenas uma pequena parte da sua atividade, o aeroporto é um dos aeroportos de carga que mais cresce na Europa e serve como um centro para a gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba. Ativistas ocuparam o centro de distribuição da Alibaba antes de serem removidos e presos pela polícia na manhã de domingo (17). [EL] – c/ fonte