Protótipo de vôo do Beechcraft Denali completa testes de giro de motor, em 28.08.21


A Textron compartilhou a conclusão dos testes de funcionamento inicial do motor (GE Catalyst), em solo, no protótipo do monomotor turboélice Beechcraft Denali.
A aeronave é equipada com o novo motor Catalyst, da GE Aviation. A rodada de testes cobriu a funcionalidade do motor e sistema de combustível junto com os sistemas de interface aviônicos e elétricos.

A rodada de testes aconteceu no campus oeste da Textron no Aeroporto Nacional Eisenhower, em Wichita.

Esses giros de motor bem-sucedidos são um passo significativo em direção ao vôo inaugural do Beechcraft Denali e são uma prova da determinação e colaboração das equipes da Textron Aviation e da GE Aviation”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de engenharia da Textron. “O Denali possui um motor tecnologicamente avançado que queima menos combustível. Possui um conjunto de aviônicos intuitivo que facilita a carga de trabalho do piloto e possui a cabine mais espaçosa do segmento. Estamos entusiasmados em colocar esta aeronave nas mãos de nossos clientes ansiosos”.

Enquanto isso, a GE Aviation completou mais de 2.450 horas de testes de solo do Catalyst e está se preparando para o primeiro vôo do motor, instalado numa aeronave-bancada de testes Beechcraft King Air.

O motor Catalyst, da GE, de 1.300 SHP, é mais ecologicamente correto do que as atuais tecnologias turboélice, mais antigas, queimando menos combustível e também sendo capaz de usar combustível de aviação sustentável, que produz emissões mais baixas. O motor tem FADEC além de sistema de monitoramento de tendência, dando suporte para manutenção em condição (on-condition maintenance) sem inspeção de seção quente (hot section) de “meia-vida” necessária.

O motor Catalyst é equipado com hélice pentapá de lâminas de composite de 105 cm de diâmetro, de velocidade constante, da McCauley. A hélice agora passa por uma série de estes de certificação.

O cockpit do Denali é equipado com suíte aviônica Garmin G3000, incluindo radar meteorológico de 10 polegadas (25,4 cm), sistema TAWS – de sistema de alerta de conscientização de proximidade de terreno – e dois transponders. O avião é equipado com Autothrottle integrado, como item padrão.

O Denali tem configuração base de seis assentos individuais, que podem reclinar, e a fabricante ainda oferece opção de uma cabine de alta densidade com nove assentos. O avião conta com uma incluem um compartimento de bagagem acessível da cabine, iluminação interna de LED e grandes janelas de cabine com a opção de um lavatório externo com cinto na parte traseira da cabine.

Dois outros protótipos de teste de vôo estão em desenvolvimento e três “artigos” de testes e ensaios de solo adicionais serão usados para testes de resistência estática e dinâmica (à fadiga) da fuselagem, bem como testes de desenvolvimento do interior da cabine.

A certificação do Denali é esperada em 2023. [EL] – c/ fontes