Protótipo do monomotor Sonaca 200 se acidenta na Bélgica em teste de vôo, com piloto saltando de paraquedas na perda de controle do avião, em 27.10.21


Um protótipo do monomotor Sonaca 200, da Sonaca Aircraft/Stratos Solution, sofreu um acidente no dia 24, por volta de 16:18LT, durante a realização de um regime de testes, caindo em meio a um campo aberto próximo a Yves-Gomezée, na Bélgica.

O protótipo Sonaca 201 de prefixo 00-STI (registro de produção sn 035) vinha sendo submetido a testes supervisionados de solo e de vôo pelas autoridades certificadoras.

No vôo do acidente, o piloto encontrou dificuldades na pilotagem e decidiu escapar da aeronave, saltando de paraquedas, quando o avião sobrevoava um espaço reservado para pousos de emergência fora de aeroporto. Testemunhas na área local descreveram ter visto um “avião afundando girando [em parafuso] antes de pousar”.

O avião havia decolado do aeródromo Suarlée (EBNM), em Namur, em Yves-Gomezée. Aparentemente, pelas primeiras informações, o acidente se deu na sequência da perda de controle de um estol seguido de parafuso, durante testes de manobra em vôo.

A Sonaca reportou que está claro que o acidente não encobriu seu programa e que o resgate foi executado de acordo com procedimentos de gerenciamento de risco definidos nos manuais de operações da empresa. E ressaltou que a aeronave em nenhum momento colocou alguém em perigo, estando sob controle, em espaço aéreo seguro e sobre uma área reservada para tais testes de vôo. A Sonaca também sustenta que a aeronavegabilidade do Sonaca 200 não está sendo questionada e está trabalhando com as autoridades para descobrir as condições que levaram à perda da fuselagem.

Os serviços da SOS Pollution chegaram rapidamente ao local para tratar de potencial vazamento de combustível e evitar qualquer contaminação. As imagens da aeronave mostram uma fuselagem enrugada e dobrada, mas que restou praticamente inteira.

O Sonaca 200 é um avião monomotor de asa baixa, fuselagem metálica (com estrutura semi-rígido com uso de ligas de alumínio), de dois assentos, trem fixo, motorização ROTAX, MTOW de 750 kg, com proposta de um modelo da aviação geral de custo operacional leve e acessível. A atividade de vendas recente tem sido positiva para o modelo, com o aumento da demanda de mercado por aeronave de treinamento/instrução de vôo.
O protótipo de prefixo 00-STI era a variante S201 mais recente, equipada com aviônicos glass cockpit mas principalmente diferindo do modelo Sonaca 200 normal pela instalação no fundo da fuselagem de um pod “suspenso” em forma assemelhada a um bagageiro ou tanque de ejeção central, previsto para alocação de equipamentos de vigilância – Lidar e uma câmera RGB -, com um sistema concebido e produzido em colaboração com a Stratos Solution pela Stemme Belgium. A aeronave estava sendo testada para possível uso na coleta de dados aerotransportados, vigilância marítima e tarefas de patrulha de fronteira.

A Stratos Solution é uma jovem empresa especializada na operação de aeronaves equipadas com sensores de observação terrestre de alto desempenho, e no pós-processamento de dados coletados para produzir informações relevantes e úteis para o usuário final. [EL] – c/ fontes