Protótipo Electra Aero voa pela primeira vez em configuração totalmente elétrica e configuração híbrida-elétrica, em 29.11.23


No dia 11, o demonstrador Electra Aero decolou, pela primeira vez, em um vôo de teste real, totalmente eletrificado, partindo do aeródromo Regional Manassas/Harry P. Davis Field (KHEF), na Virgínia (EUA), e voou numa combinação de alimentação híbrido-elétrico no dia 19. O primeiro vôo híbrido durou 23 minutos, atingiu uma altitude de 3.200 pés (com elevação do aeródromo de 193 pés) e cobriu uma distância de aproximadamente 30 milhas (48 km, ou 26 MN).

O vôo foi executado pelo aparelho L-2 – um avião híbrido-elétrico de decolagem e pouso ultracurta (eSTOL) – com designação “Goldfinch”.
“O Goldfinch completou um vôo de teste totalmente elétrico em 11 de novembro e um vôo híbrido-elétrico em 19 de novembro, ambos pilotados por Cody Allee, do Aeroporto Regional de Manassas, na Virgínia. O primeiro vôo híbrido durou 23 minutos, atingiu uma altitude de 3.200 pés e percorreu uma distância de aproximadamente 30 milhas”, disse o vice-presidente e gerente geral da Electra, JP Stewart. “Estamos ansiosos para expandir ainda mais o envelope desta aeronave e demonstrar toda a capacidade da tecnologia da Electra”, acrescentou Stewart.

O demonstrador de tecnologia Goldfinch eSTOL de dois assentos, é a primeira aeronave de sustentação propelida do mundo usando motorização elétrica distribuída e um sistema de propulsão elétrico-híbrido. A aeronave usa oito motores elétricos para aumentar significativamente a sustentação das asas e permitir decolagens e pousos ultracurtos, ao mesmo tempo que reduz drasticamente o ruído e as emissões abaixo dos níveis de aeronaves e helicópteros convencionais. A energia elétrica híbrida proporciona longo alcance sem a necessidade de estações de carregamento terrestres.

A Electra está desenvolvendo uma versão da aeronave para nove passageiros para os mercados comerciais e governamentais, com capacidade de pouso e decolagem com corrida de pista de até 150 pés (45 m.) e voar à velocidade de 320 km/h (172 MN) e alcance de 500 milhas, ou 800 km (430 MN). A certificação e a entrada em serviço comercial sob os regulamentos FAA PART-23 estão previstas para 2028.

Segundo a desenvolvedora, o produto eSTOL Electra é apoiado por um forte interesse do mercado. A Electra atualmente possui pré-encomendas de mais de 30 clientes para mais de 1.700 aeronaves, perfazendo mais de US$ 6 bilhões em carteira.

No plano de negócios, a Electra desenvolverá um protótipo de uma aeronave eSTOL de pré-produção em grande escala sob uma parceria de financiamento estratégico anunciada anteriormente avaliada em até US$ 85 milhões com o Programa AFWERX Agility Prime, da Força Aérea do EUA (USAF).

“O objetivo da Electra é preencher uma lacuna nas viagens aéreas entre 50 e 500 milhas, onde a maioria das viagens hoje é feita de automóvel. A chave para economizar tempo é operar próximo, o que significa entrar e sair de pequenos espaços de forma silenciosa e segura, ao mesmo tempo em que é rápido o suficiente para cobrir longas distâncias”, disse o fundador e CEO da Electra, John Langford. “A Electra poderá levá-lo do centro de Manhattan não apenas ao Aeroporto Kennedy, mas também a Washington, DC. Levará serviços aéreos a milhares de comunidades onde as viagens aéreas hoje não são uma opção prática ou acessível. Também abre novas e vastas oportunidades para a logística de carga de meia milha”, promove Langford. [EL]