Provedora americana Chicago Jet obtém STC para atualização tecnológica com suíte aviônica InSight, da Universal Avionics, do Dassault Falcon 900B, com serviço em até duas fases, em 28.09.21
A organização de serviços aeronáuticos e de aviação americana Chicago Jet Group (CJG) recebeu a aprovação da FAA do Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) para a atualização tecnológica da cabine de pilotos do jato executivo Dassault Falcon 900B com a suíte aviônica InSight, da Universal Avionics. A atualização pode ser feita em duas fases, para fornecer flexibilidade de custo/orçamento e coordenação de tempo de inatividade (aeronave fora de serviço para a atualização) ou numa única etapa, numa única parada e inatividade, de acordo com a CJG.
A Fase 1 envolve a substituição do FMS (sistema de gerenciamento de vôo) Honeywell NZ-2000 FMS adicionando duas unidades de FMS da Universal UNS-1Fw, que fornece recursos de aproximação do tipo LP/LPV, um gravador de voz de cockpit CVR-120A e unidade de gerenciamento de comunicações UniLink UL-801. Esta solução FANS (de sistema de navegação do futuro) baseada em plataforma Iridium oferece recursos para FANS 1/A+ CPDLC, ATN B1 europeu e push-to-load (carregamento), o último dos quais é exigido pela FAA para CPDLC doméstico, partida e liberação em rota.
Na Fase 2, as telas EFIS Honeywell EDZ-800 originais são substituídas por quatro monitores InSight EFI-1040, da Universal, mais unidades de tela de controle EFIS com recurso touchsreen, teclados alfanuméricos duplos e módulo de atitude de espera Mid-Continent MD-302, resultando em uma economia de peso de mais de 250 lb. (113,5 kg).
As opções de STC da CJG incluem sistema atualizado de painéis de controle de áudio PS Engineering PAC45L com integração dupla ou tripla, comunicação via satélite SkyNode S200 Safety Voice baseada em solução Iridium, da Latitude Technologies, e iluminação LED ajustável do cockpit da Aircraft Lighting International, para a cabine de comando.
“O InSight Display System eleva o Falcon 900B a uma aeronave da classe NextGen [nova geração]”, disse o presidente do Chicago Jet Group, Mike Mitera. “Proprietários e operadores verão resultados imediatos em segurança de vôo, aumento do valor da aeronave e um custo operacional mais baixo graças à maior confiabilidade do equipamento da Universal Avionics em relação ao projeto original da cabine da fabricante. Mais importante ainda, esta tecnologia sustentável está disponível hoje”, completou Mitera.
No início do próximo ano, a Chicago Jet adicionará para o Falcon 900B a instrumentação de motor em um quinto monitor. A provedora também planeja obter, para o jato trireator (F900B) a aprovação da FAA no terceiro trimestre de 2022 para capacidade de aproximação RNP-AR.
O Chicago Jet Group foi fundado em 2003 com o projeto de fornecer serviços na indústria de aviação corporativa com o mais alto nível de profissionalismo e atenção aos detalhes. A organização dedica-se a serviços de fretamento, gerenciamento e manutenção de aeronaves, incluindo reparo e instalação de aviônica, corretagem em negócios de compra/venda e avaliações de aeronaves, incluindo pré-compra, além de consultoria aeronáutica. Tem sede em Sugar Grove, no Estado americano de Illinois, no Condado de Kane, com unidades de serviços em Chicago, Nova Iorque e Atlanta. [EL] – c/ fontes