Provedora de dados americana antecipa 700 jatos executivos novos entregues no mercado em 2021, um aumento de cerca de 11% sobre 2020 e projeta para 2022 um novo aumento de 12%, em 21.12.21


A empresa especialista em pesquisa e inteligência de aviação de Nova Iorque/EUA JetNet está prevendo que o número final de novos jatos executivos entregues durante 2021 será “apenas um tímido 700”, reportou o seu boletim informativo JetNet iQ Pulse de dezembro. Esse número é um aumento de cerca de 11% sobre 2020, e o total do próximo ano deve subir outros 12%, para cerca de 770 jatos.

Por causa da falta de estoque de jatos de modelos recentes, as fabricantes aeronáuticas de jatos executivos de todos os portes estão se beneficiando, mas principalmente a Textron Aviation com sua ampla linha de produtos. “Para as fabricantes, 2021 foi e continuará sendo um ano para ser lembrado por muito tempo, quando os pedidos ultrapassavam as entregas e as carteiras de pedidos firmes foram realimentadas”.

Quando a pandemia de Covid começou, as fabricantes demitiram e suspenderam trabalhadores e cortaram a produção em antecipação à redução da demanda, mas isso logo mudou. Agora as fabricantes enfrentam o desafio de acelerar a produção enquanto os fornecedores enfrentam seus próprios problemas com a escassez de materiais e pessoal.

“Outros aumentos da taxa de produção estão no horizonte”, registra o boletim informativo da JetNet, “apoiados por fortes sinais de demanda, mas as restrições impulsionadas por mercados de trabalho altamente competitivos em toda a cadeia de abastecimento aeroespacial representam limites tangíveis para o crescimento que são um foco central de gestão”. [EL] – c/ fontes