Provedora de informações de rastreamento ADS-B AIREON rastreia interferência de sinais de satélites – com métrica destacando áreas onde estão ocorrendo interferência e falsificação, em 19.03.25

Em post no dia 18 na plataforma online da mídia, o editor-chefe da AIN Matt Thurber divulgou que a AIREON, provedora de informações de rastreamento ADS-B baseadas no espaço e outros serviços de segurança para provedores de serviços de navegação aérea (ANSP – Air Navigation Service Provider), implantou uma métrica de interferência de GPS em seu painel de segurança. A métrica foi projetada para destacar áreas onde está ocorrendo interferência de GPS.
Os receptores ADS-B da AIREON são instalados em satélites Iridium Next e permitem o rastreamento de aeronaves equipadas com ADS-B OUT em qualquer lugar do mundo, desde que a aeronave tenha uma configuração de antena que possa interagir com os satélites.
A métrica de interferência exibe um mapa de ‘aquecimento’ – por atividade (heat map) mostrando tendências de categoria de integridade de posição (PIC – position integrity category) e valores de verificação de posição individual (IPC – individual position check). A PIC é “um padrão da indústria para medir interferência e possível bloqueio”, de acordo com a AIREON, enquanto o valor IPC é “uma medida exclusiva da AIREON de possível falsificação por diferença de tempo de chegada, possível somente com a rede global de satélites da AIREON”.
Identificar áreas de interferência de sinais de satélites ajudará operadores de aeronaves, provedores ANSP e outras partes interessadas da aviação a obter evidências e referências de potenciais atividades de bloqueio e falsificação dos sinais, de acordo com a AIREON. “Com esta nova adição, o painel de segurança da AIREON não apenas ajuda a identificar ameaças potenciais, mas também capacita os ANSP a tomar medidas proativas, garantindo céus mais seguros para todos”, divulga a AIREON.
A AIREON é uma empresa americana com sede em McLean, no Estado da Virgínia. Fundada em 2011, fabrica, implanta e opera um sistema global de rastreamento e vigilância de aeronaves utilizando receptores baseados em satélite para monitorar as transmissões ADS-B de aeronaves, para vigilância do tráfego aéreo global. [EL] – c/ fonte