Provedora de produtos tecnológicos de defesa Bird Aerosystems obtém STC da autoridade de aviação civil de Israel para modificações para missão ISR do Beechcraft King Air 350C, em 27.09.25


Em postagem no dia 25 na plataforma online da AIN, a colaboradora-redatora de notícias da mídia Amy Wilder repercutiu a notícia que a provedora de produtos tecnológicos de defesa israelense Bird Aerosystems obteve Certificado Tipo Suplementar (STC) pela Autoridade de Aviação Civil de Israel para modificações para missão ISR (Intelligence, Surveillance, Reconnaissance – inteligência, vigilância e reconhecimento) e outras missões especiais do bimotor turboélice Beechcraft King Air 350C.
 

De acordo com a Bird, a certificação permite a integração de uma ampla gama de “cargas-pagas” ISR, como sensores EO/IR, radares multimodo e torres de controle de vôo de 30 polegadas (76 cm) padrão OTAN, transformando a aeronave numa plataforma adaptável e multifuncional. O STC complementa o sistema de vigilância, inteligência e observação aérea da Bird, que integra múltiplos sensores e comunicações para fornecer inteligência em tempo real.

A nova configuração inclui pontos fixos na fuselagem central, projetados para “cargas-pagas” de até 860 lb. (390 kg), e pontos fixos na fuselagem dianteira, com capacidade para 220 lb. ( kg (91 kg). Outros recursos incluem quatro antenas GNSS, antena de datalink e fiação de cabine para painéis de intercomunicação e crossover, permitindo a integração de energia e dados entre sensores e estações de trabalho do operador.

“Ao fornecer aos nossos clientes uma plataforma flexível e multifuncional, que pode ser rapidamente adaptada para ISR e missões especiais, reforçamos nosso compromisso em fornecer soluções de ponta para todas as missões e todos os desafios”, disse o vice-presidente de soluções da Bird Aerosystems Tal Haloutz.

A Bird Aerosystems oferece solução de vigilância, inteligência e observação aérea para aplicações marítimas e terrestres, incluindo funções de busca e salvamento, patrulha e monitoramento.

Em junho, a Bird Aerosystems garantiu um contrato para instalação de seu sistema de proteção contra mísseis aerotransportados (AMPS – Airborne Missile Protection System) em um Boeing BBJ de operador não divulgado, sob um acordo especial da EASA. O pacote AMPS foi projetado para proteger aeronaves – aviões e helicópteros – contra ataqueis de mísseis e foguetes portáteis terra-ar .
O equipamento a ser instalado na aeronave do chefe de Estado é o Sistema Eletro-Óptico de Radar de Autoproteção (Self Protection Radar Electro Optic System) da especialista israelense, que utiliza contramedidas infravermelhas direcionais integradas ao seu pod µAeroShield.

A instalação do dispositivo será realizada sob um Certificado Tipo Suplementar emitido pela EASA.

“O µAeroShield é a solução ideal para plataformas de chefes de estado que exigem proteção discreta, porém altamente eficaz”, disse Matan Perry, diretor de marketing e vice-presidente de vendas da Bird. “Com seu design compacto, processo de integração perfeito e aderência aos padrões internacionais de segurança, o sistema garante segurança e flexibilidade operacional para frotas presidenciais”, acrescentou Perry.

O contrato também incluiu ‘pacotes’ de suporte logístico integrado que a operadora utilizará para testes, manutenção e treinamento. [EL] – c/ fonte