Provedora de serviços de aviação executiva britânica Gama Aviation expande sua capacidade de organização de instrução em manutenção aeronáutica com aprovação da EASA para treinamento teórico e prático para as séries Beechcraft King Air 200 e 300, em 15.02.26
Em nota no dia 11, a Gama Aviation, provedora de serviços de aviação executiva britânica especializada em fornecer suporte aeronáutico diverso para, divulgou que reforçou ainda mais sua capacidade de treinamento em engenharia aeronáutica após a obtenção da aprovação pelo regulamento PART-145 da EASA para ministrar treinamento específico para séries da Família de aeronaves bimotor turboélice Beechcraft King Air. A aprovação permite que a Gama Aviation ofereça treinamento teórico e prático, realize exames e emita certificados de reconhecimento para as séries Beechcraft King Air 200 e 300 (com motorização PWC-PT6A), apoiando diversas modalidades de habilitação, incluindo B1, B2 e Tipo C.
O regulamento PART-145 – de AMTS (Aviation. Maintenance Technician Schools) – regula escolas de técnicos de manutenção de aviação certificadas, estabelecendo padrões de currículo, instalações e instrutores para treinar mecânicos de aeronaves de célula e grupo motopropulsor.
O treinamento será ministrado em Bournemouth e Glasgow, proporcionando maior acessibilidade para engenheiros e operadores em todo o Reino Unido e reforçando o compromisso da Gama Aviation com o desenvolvimento de capacidade técnica alinhada à demanda da frota.
A Gama promoveu que a mais recente aprovação reflete o investimento contínuo em pessoas, instalações e capacidade regulatória, garantindo que os clientes tenham acesso a treinamento aprovado e de alta qualidade que apoia a progressão na obtenção de licenças, ao mesmo tempo que ajuda os operadores a manterem equipes de engenharia resilientes e preparadas para o futuro.
Paul Kinch, diretor-geral de MRO da Gama Aviation, afirmou: “Esta aprovação é mais um passo importante no desenvolvimento contínuo da nossa capacidade de treinamento em manutenção. As aeronaves King Air continuam sendo um pilar fundamental para muitas frotas corporativas e de missões especiais, e é essencial que os operadores tenham acesso a treinamento confiável e de alta qualidade para garantir operações seguras e eficientes. A expansão do nosso escopo do PART-147 está alinhada com a nossa estratégia mais ampla de MRO — investir na infraestrutura, na expertise e nas certificações que nossos clientes precisam hoje, enquanto antecipamos as necessidades das frotas do futuro. E, igualmente importante, fortalece nossa capacidade de apoiar o desenvolvimento de engenheiros em todas as etapas de suas carreiras”.
Reconhecida por sua versatilidade e confiabilidade, a plataforma King Air continua a desempenhar um papel vital no transporte corporativo, “ambulância aérea”, vigilância e outras missões especializadas. Como a utilização permanece alta, espera-se que a demanda por treinamento reconhecido para esse tipo de aeronave cresça paralelamente.
Olusegun Johnson, gerente de treinamento PART-147 da Gama Aviation, acrescentou: “A obtenção dessa aprovação demonstra a profundidade da expertise dentro da nossa organização de treinamento e os rigorosos padrões que aplicamos a cada programa que oferecemos. Nosso foco é fornecer treinamento estruturado e prático que prepare os engenheiros para as realidades do ambiente de manutenção. Ao oferecer treinamento em Bournemouth e Glasgow, estamos facilitando o acesso dos clientes a cursos aprovados, mantendo a qualidade, a consistência e a conformidade regulatória que eles esperam da Gama Aviation. Estamos ansiosos para apoiar engenheiros e operadores com programas que desenvolvam confiança, competência e capacidade a longo prazo”.
Os programas de treinamento sob regras PART-147 da Gama Aviation combinam aprendizado em sala de aula com experiência prática, ministrada por instrutores com amplo conhecimento operacional. A organização continua avaliando oportunidades para expandir seu portfólio de treinamentos em resposta à evolução das necessidades dos clientes e à demanda do setor.
A Gama Aviation oferece serviços de manutenção para aeronaves King Air, jatos Bombardier Challenger e Global e EMBRAER Legacy 600/65, entre outros modelos da asa fixa. A empresa, que também atua na área de treinamento (pelo PART-147), continua avaliando a possibilidade de ampliar seu portfólio de treinamentos para atender às necessidades da frota e à demanda dos clientes. [EL]
