Provedora de serviços de navegação e controle de tráfego aéreo canadense restringe operação LAHSO – operações simultâneas com pouso e Espera numa das pistas -, para atender solicitação da autoridade Transport Canada visando alinhamento com a prática da FAA, em 23.01.22


A empresa privada NAV Canada, provedora de serviços de controle de tráfego aéreo e navegação pelo Estado do Canadá, anunciou que passará a restringir operações em aeroportos do tipo LAHSO (Land and Hold Short Operation, ou Operação de pouso e Espera na pista) adotando apenas para condição de pista seca.

Operação do tipo LAHSO é um procedimento de controle de tráfego aéreo para pouso e Espera na própria pista ou ponto de interseção, como recurso para equilibrar a capacidade de um aeroporto e a eficiência do sistema com segurança – a intenção sendo aumentar a capacidade de tráfego do aeroporto usando duas pistas simultaneamente e instruindo uma aeronave a pousar e fazer Espera na pista na proximidade de uma segunda pista onde está ocorrendo uma partida ou chegada.

Basicamente, existem três tipos principais de operação LAHSO:
– Espera na Interseção de pista: antes da interseção com outra pista que terá outra aeronave decolando ou pousando;
– Espera em taxiway: antes da interseção com uma taxiway que terá outra aeronave taxiando ou parqueando; e,
– Espera em Ponto de Espera demarcado na pista: antes de um ponto designado, uma prática mais nova adotada quando as precauções de segurança são necessárias devido a riscos relacionados a outras pistas ou pistas de táxi, ou riscos para um avião pousando na pista (gelo, por exemplo).
O procedimento LAHSO tem sido historicamente realizado em pistas secas e molhadas no Canadá. A autoridade Transport Canada solicitou que a NAV Canada alinhasse seus procedimentos LAHSO com o do EUA.

De acordo com os regulamentos da FAA, o procedimento pode ser usado apenas em pista seca.

Na Canadá, a operação LAHSO com novo requisito, de pista seca (apenas) passará a vigorar no final do mês.

Além da exigência de que toda a superfície da pista esteja seca, a NAV Canada observou esses outros parâmetros associados aos novos procedimentos LAHSO:
– Teto meteorológico mínimo de 1.000 pés ou mais e visibilidade de pelo menos 3 sm (4,8 km ou 2,6 MN) continuam a ser requisitos;
– componente de vento cruzado não pode ultrapassar 25 KT, incluindo rajada;
– o uso de procedimentos LAHSO quando umidade ou contaminantes estão presentes não é autorizado; e,
– PAPI da pista usada para LAHSO deve estar operando.

No EUA, os requisitos aplicados são conforme categoria de aeronave por transporte:
– para aeronave que não de transportadora aérea: Teto mínimo de 1.000 pés ou mais e visibilidade de pelo menos 3 SM (4,8 km ou 2,6 MN) continuam a ser requisitos.
– para aeronave de transportadora aérea: Teto de 1.500 pés e visibilidade de 5 SM (8 km/4,3 MN), caso a pista seja dotada de sistema PAPI ou VASI, ou Teto mínimo de 1.000 pés ou mais e visibilidade de pelo menos 3 SM (4,8 km ou 2,6 MN), caso a pista não seja dotada de PAPI ou VASI.

Para configurações requerendo RLP (Rejected Landing Procedure, ou Procedimento de Rejeição de Pouso), os mínimos meteorológicos de Teto e visibilidade podem diferir. [EL] – c/ fontes