Provedoras de energia asiáticas assinam acordo para desenvolver a primeira instalação de produção de SAF de última geração em escala comercial em Cingapura, em 15.11.25
Em nota no dia 11, a Aether Fuels (Aether), produtora de combustíveis sustentáveis para aviação (SAF), anunciou a assinatura de acordo com a Aster, fornecedora líder de soluções energéticas e químicas no sudeste asiático, para desenvolver a primeira instalação de produção de SAF de última geração em escala comercial em Cingapura, mais exatamente nas dependências da Aster de Pulau Bukom.
Combinando a tecnologia inovadora da Aether com a vasta experiência da Aster em seu centro integrado de refino e química em Cingapura, esta instalação posicionará Cingapura na vanguarda da transformação energética e da descarbonização, reforçando seu papel como o principal centro regional de inovação industrial sustentável.
O Projeto Beacon, instalação de demonstração comercial da Aether, utilizará a sua tecnologia Aurora para produzir até 50 barris de combustível por dia (2.000 toneladas de combustível por ano). A usina converterá gases residuais industriais e biometano em SAF (Combustível de Aviação Sustentável) com certificação CORSIA, alcançando uma redução de mais de 70% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE – greenhouse gas) em comparação com o combustível de aviação convencional (fóssil), tornando-se a primeira instalação comercial desse tipo.
A construção da refinaria de SAF em Pulau Buko, no Projeto Beacon, está prevista para começar em 2026 e as operações comerciais em 2028.
A localização da usina em Pulau Bukom reforça o compromisso da Aster em fomentar inovações revolucionárias em seu ecossistema de ativos. A Aster fornecerá energia renovável, matéria-prima de carbono residual, serviços públicos e suporte no local para acelerar o desenvolvimento e a comercialização da solução escalável da Aether.
Erwin Ciputra, CEO do Grupo Aster, afirmou: “Hoje marca um importante passo em frente na redução da intensidade de carbono e no avanço de novas vias energéticas. Ao unir a tecnologia da Aether com a experiência de nossa unidade em Bukom, estamos demonstrando como parcerias entre líderes industriais consolidados e inovadores ágeis podem catalisar a introdução de soluções disruptivas em escala comercial. Isso reflete a agenda de sustentabilidade mais ampla da Aster e, por meio da Aster Ventures, investiremos em tecnologias transformadoras e soluções energéticas de última geração, trabalhando em estreita colaboração com inovadores para fortalecer o papel de Singapura como o centro regional de energia renovável industrial”.
Conor Madigan, fundador e CEO da Aether Fuels, afirmou: “Cingapura é o local ideal para esta instalação inovadora, com seu talento de classe mundial, forte ecossistema de inovação e apoio constante do Conselho de Desenvolvimento Econômico [EDB – Economic Development Board]. Foi também lá que a Aether começou como uma startup na Xora Innovation, uma empresa global de capital de risco em tecnologia avançada apoiada pela Temasek, o que torna este projeto especialmente significativo. Estamos particularmente impressionados com a expertise, a abertura e o foco em inovação da Aster e de outros parceiros regionais, como o Singapore Airlines Group e a Sembcorp, com os quais pretendemos impulsionar a indústria de SAF de Cingapura. Ao constituir o Projeto Beacon dentro da refinaria de escala mundial da Aster, podemos acelerar a implantação de nossa solução Aurora e ajudar a posicionar o sudeste asiático como um centro global para combustíveis sustentáveis”.
Png Cheong Boon, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico (EDB) de Cingapura, afirmou: “Esta nova instalação de Combustível de Aviação Sustentável [SAF] fortalece a competitividade de Singapura como um polo de produtos sustentáveis e demonstra como as empresas locais podem colaborar de forma integrada para ampliar inovações revolucionárias. Convidamos mais empresas a se associarem a nós no avanço de soluções sustentáveis e tecnologias de baixo carbono, para moldar o próximo capítulo de crescimento de Singapura e da região”.
O Projeto Beacon poderá utilizar uma variedade de matérias-primas de carbono residual, um fator crucial para a próxima geração de SAF. Embora o processo HEFA (hydro-processed esters and fatty acids – ésteres e ácidos graxos hidroprocessados) tenha impulsionado a primeira onda de produção de SAF, as limitações de matéria-prima, como a falta de óleo de cozinha usado, dificultam o atendimento da demanda futura. A tecnologia Aurora, da Aether, supera essas limitações convertendo uma variedade de matérias-primas de carbono residual abundantes em combustível com alto rendimento e baixo custo de capital, tornando-se uma abordagem sustentável e escalável para impulsionar a próxima onda de produção de SAF.
A Aether Fuels é uma empresa de tecnologia climática que está revolucionando a produção de combustíveis sustentáveis para ajudar setores de difícil descarbonização, como aviação e transporte marítimo, a atingirem suas metas. Fundada em 2022 e apoiada por investidores e parceiros globais, mantemos escritórios principais nos EUA (Chicago, em Illinois) e em Cingapura. A sua inovadora tecnologia Aether Aurora converte carbono residual em combustíveis líquidos prontos para uso, com eficiência de conversão de carbono quase ideal. A solução escalável atende aos principais requisitos dos combustíveis sustentáveis de próxima geração, aumentando o rendimento da produção e reduzindo os custos de capital, ao mesmo tempo que utiliza uma ampla gama de matérias-primas.
A Aster é uma fornecedora líder de soluções em energia, produtos químicos e infraestrutura no sudeste asiático, fornecendo produtos e serviços para diversos setores industriais, tanto no mercado nacional quanto internacional. Trata-se de uma joint venture liderada por Chandra Asri com a Glencore. Desde a fundação do Grupo Chandra Asri em 1992, o grupo tem crescido e se fortalecido, consolidando sua reputação como um parceiro de crescimento confiável, com ativos estrategicamente bem posicionados na Indonésia e em Cingapura. A base total de ativos do grupo inclui uma refinaria com capacidade superior a 300.000 barris por dia, em processo contínuo de revitalização, além de uma unidade de craqueamento de nafta com capacidade de 1,1 milhão de toneladas métricas na Ilha de Bukom, ativos químicos downstream com capacidade de 2,5 milhões de toneladas métricas na Ilha Jurong e uma unidade de craqueamento de nafta com capacidade de 0,9 milhão de toneladas métricas em Cilegon. Os negócios da empresa são sustentados por ativos de infraestrutura essenciais, incluindo instalações de energia, eletricidade, água, cais e parques de tanques. [EL]
