PWC divulga presença do Cessna Citation Ascend (motorização PW-545D) na NBAA-BACE 2025, em 25.10.15
Em nota no dia 14, a Pratt & Whitney Canada repercutiu que se juntou à Textron Aviation para celebrar a estréia mundial do jato executivo médio Cessna Citation Ascend, que é equipado com dois motores PW-545D.
A Textron pousou um Citation Ascend em Las Vegas no dia 13 para o modelo ser exposto na NBAA-BACE 2024, que aconteceu entre os dias 14 e 16.

“O Citation Ascend é o produto mais recente da colaboração de longa data da Pratt & Whitney Canada com a Textron Aviation, um relacionamento que remonta a mais de 60 anos e inclui muitos jatos executivos e turboélices icônicos”, disse Scott McElvaine, vice-presidente de vendas e marketing da Pratt & Whitney Canada. “As aeronaves Cessna e Beechcraft são há muito tempo consideradas algumas das plataformas com motores Pratt & Whitney mais confiáveis e eficientes do setor, e prevemos um futuro sólido para o Citation Ascend com a base global de clientes da Textron Aviation”, completou McElvaine.
O turbofan PW-545D é a mais recente variante da série PW-500. O motor recebeu a certificação Tipo da Transport Canada em maio de 2024, seguida rapidamente, em julho, pela validação da FAA. Em dezembro de 2024, recebeu a certificação de Tipo da EASA.
O turbofan PW-545D é equipado com a tecnologia FADEC – Full Authority Digital Engine Control (Controle digital de motor com plena autoridade), que permite à aeronave integrar a nova tecnologia de aceleração automática que simplifica a operação do motor, maximiza a eficiência e reduz a carga de trabalho do piloto. O PW-545D também traz melhorias de eficiência nas seções do compressor e da turbina, e um misturador avançado, reduzindo temperaturas de operação, o consumo de combustível e nível de ruído.
O PW-545D oferece suporte ao sistema de monitoramento e uso de saúde de voo, aquisição, armazenamento e transmissão (FAST) da empresa, e os clientes com FAST inscritos no Eagle Service Plan (ESP) da fabricante podem aproveitar uma opção de TBO estendida de 6.000 horas.
A Pratt & Whitney Canadá fabricou mais de 5.300 motores da série PW-500 até o momento, com quase 4.900 ainda em operação. A família de motores PW-500 já voou 27 milhões de horas, equipando sete modelos diferentes de aeronaves em operação em 71 países.
Família de motor turbofan PW-500
A Família de motor turbofan PW-500 é um projeto para plataformas de jatos executivos de pequeno a médio porte e para as altas expectativas do mercado de jatos executivos de propriedade compartilhada, graças à sua excelente confiabilidade, durabilidade e economia operacional. Intervalos de manutenção “impressionantes” e fácil manutenção na asa para uma operação comercial no estilo de uma transportadora aérea. A Família de motores PW-500 combina alto desempenho e baixo consumo de combustível com excelente economia operacional. A PWC promove que é a escolha ideal para plataformas de jatos executivos de pequeno a médio porte no exigente mercado de propriedade compartilhada.
O motor PW-500 é um turbofan de duplo spool, com um compressor de alta pressão (HPC) de três estágios, acionado por uma turbina de alta pressão (HPT) refrigerada de estágio único, e uma turbina de baixa pressão (LPT) de dois estágios, acionando um (fan) ventilador robusto e eficiente, com duto de desvio anular.
As séries PW-535 e PW-545 incorporam um estágio adicional de reforço do compressor (compressor boost stage), acionado pelo fan (ventilador). Um combustor de fluxo reverso (reverse-flow combustor) de alta eficiência proporciona baixo consumo de combustível. Um misturador de escape (advanced exhaust mixer) avançado contribui ainda mais para o baixo consumo de combustível e o baixo ruído da família de motores.
Adicionalmente, o mais recente Controle Digital de Motor com autoridade total (FADEC – Full-Authority Digital Engine Control) em muitos dos modelos PW-500 proporciona redução da carga de trabalho de pilotos e monitoramento/diagnóstico avançados da integridade do motor, garantindo um alto padrão de disponibilidade para despacho de aeronaves. O resultado é um design durável, compacto e leve que equipa a maioria dos operadores de jatos executivos fracionados.
Algumas características do motor PW-500 conforme componente:
– fan: corda larga com design de eficiência e robustez, com resistência a FOD (Danos por Objetos Estranhos).
– compressor de alta pressão (HPC) de três estágios: dois estágios axiais – centrífugo simples – com tecnologia IBR (Integrally Bladed Rotors – Rotores com lâminas integrais) nas séries PW-535/545 -, com estágio adicional de reforço do compressor (compressor boost stage), acionado pelo fan (ventilador).
– combustor de fluxo reverso: baixas emissões, alta durabilidade.
– turbina de alta pressão (HPT) de estágio único: alta eficiência para baixo consumo de combustível e materiais avançados e tecnologia de resfriamento para longa vida útil da parte quente.
– turbina de baixa pressão (LPT) de dois estágios: turbina livre, pás (palhetas) reforçadas – shrouded blades –, misturador de alta eficiência para alto desempenho e baixo ruído, com base em projetos comprovados pela PWC.
– Controle de motor eletrônico (EEC – Engine Electronic Control) com backup hidromecânico Controle Digital de Motor com autoridade total (FADEC – Full-Authority Digital Engine Control) – e alguns modelos: redundância de canal duplo, projetado para integração eficiente com componentes eletrônicos de aeronaves, facilidade de operação e carga de trabalho reduzida.
A Família PW-500 se divide em oito modelos, em três séries, com empuxo variando de 2.900 a 4.500 lbf.
Motor Potência Potência dimensões (pol./cm)
termodinâmica (lbf.) mecânica (lbf.) altura largura comp.
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PW-530 3.100 2.900 35 / 88,9 28 / 71,1 60 / 152,4
PW-535 4.100 3.400 38 / 96,5 29 / 73,7 66,5 / 168,9
PW-545 4.700 4.100 47 / 119,4 32 / 81,3 68 / 172,7
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– valores de potência aproximados na decolagem, ao NMM, dia padrão
– valores dimensionais aproximados
Os oito modelos e suas aplicações:
1 – PW-530
1.1 – PW-530A – Cessna Citation Bravo
2 – PW-535
2.1 – PW-535A – Cessna Citation Ultra Encore e Cessna UC-35 C/D (versão militar da Marinha do EUA dos jatos Citation V Ultra e Citation Encore, modelo 560, respectivamente)
2.2 – PW-535A – Citation Encore+
2.3 – PW-535E – EMBRAER Phenom 300
3 – PW-545
3.1 – PW-545A – Cessna Citation Excel
3.2 – PW-545B – Cessna Citation XLS
3.3 – PW-545C – Cessna Citation XLS+
3.4 – PW-545D – Cessna Citation Ascend
Dentro da subfamília PW-545, temos o seguinte quadro comparativo das principais especificações, conforme aprovação em Certificado Tipo da FAA:
1 – Empuxo
1.1 – decolagem (por 5 min.): 3.952 lbf. [-545A]; 4.119 lbf. e 4.218 lbf. [-545D]
1.2 – máx. contínua: 3.372 lbf.
2 – ITT
2.1 – decolagem (por 5 min.): 1.328F/720C [-545A] e 1.364F/740C
2.2 – máx. contínua: 1.328F/720C
3 – Velocidade dos rotores
3.1 – velocidade máx. constante rotor de baixa pressão (N1) – 13.084 RPM
3.2 – velocidade máx. constante rotor de alta pressão (N2) – 33.289 RPM [-545A] e 33.622 RPM
Operadores de motores PW-500 contam com o suporte global ao cliente da Pratt & Whitney, líder do setor. Isso inclui mais de 30 instalações de serviço próprias e designadas pela Pratt & Whitney em todo o mundo, mais de 100 representantes de suporte de campo em todos os principais continentes, um Centro de Atendimento ao Cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, para suporte rápido e especializado, os recursos de diagnóstico mais avançados para este mercado e o maior conjunto de motores Pratt & Whitney para aluguel e troca do setor. [EL]
