PWC e FAA se juntam à pesquisa para estudar as emissões de combustível da aviação não-CO2 (com uso de SAF), em 29.03.24
Em nota postado no dia 21 no seu portal, a Pratt & Whitney (PWC) divulgou que trabalhará com a FAA numa pesquisa conjunta com a Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri (Missouri S&T – Science and Technology), a Aerodyne Research, Inc. e a EPA (Agência de Proteção Ambiental do EUA) para estudar as emissões da aviação não-CO2, para ajudar a compreender e reduzir o impacto ambiental dessas emissões. Como parte do programa ASCENT, da FAA, o projeto medirá as emissões de uma bancada de teste de combustor de motor Pratt & Whitney GTF usando querosene de aviação convencional (JET-A) e combustível de aviação sustentável (SAF).
“À medida que a indústria da aviação visa uma meta de emissões líquidas zero de CO2 até 2050, continuamos a prestar muita atenção à abordagem do impacto ambiental de outras emissões, incluindo partículas não voláteis de cruzeiro e Nox [número de oxidação de carbono]”, disse Sean Bradshaw, pesquisador técnico sênior de propulsão sustentável na Pratt & Whitney. “Os testes da plataforma de combustão com SAF 100% fornecem um ambiente controlado para a geração de dados de linha de base valiosos, que apoiarão estudos futuros usando motores em escala real na asa em condições de teste de solo e de vôo”, completa Bradshaw.
O projeto comparará as emissões de JAT-A e de SAF composto 100% por querosene parafínico sintético de ésteres hidroprocessados e ácidos graxos (HEFA-SPK – Hydroprocessed Esters and Fatty Acids Synthetic Paraffinic Kerosene), um biocombustível derivado de óleos vegetais e gorduras animais; o combustível é fornecido pela World Energy.
“Ao reunir conhecimentos da indústria, do governo e da academia, este projeto representa um passo importante para a compreensão e redução dos impactos ambientais da aviação, incluindo aqueles decorrentes de emissões não-CO2“, disse Philip Whitefield, pesquisador da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri. “SAF contendo baixas concentrações de enxofre e hidrocarbonetos aromáticos poderia contribuir para a redução de dióxido de enxofre e emissões de partículas não voláteis, que estão associadas à formação de rastos e ao impacto no aquecimento global”, explicou Philip.
Os testes da plataforma serão realizados nas instalações da Pratt & Whitney em Middletown, no Estado do Connecticut (EUA), usando um combustor avançado RQL – Rich-Quench-Lean. A plataforma permite testar toda a gama de condições de operação do combustor, inclusive em altitudes equivalentes de decolagem, solo e cruzeiro, para ajudar a compreender os benefícios ambientais e de emissões do uso do SAF.
A Pratt & Whitney, a FAA, a Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri, a Aerodyne Research e a EPA colaborarão no projeto de testes, execução e análise de dados de emissões. [EL]