P&WC obtém aprovação do turbofan PW812GA (do novo Gulfstream G400) da Transport Canada, em 15.09.22


A Pratt & Whitney Canada (P&WC) recebeu a aprovação da TACA – Transport Canada Civil Aviation (autoridade de transporte – aviação civil canadense) para o motor turbofan PW812GA, que irá equipar o jato executivo Gulfstream G400, divulgou a fabricante de motor canadense (com sede em Montreal).

O G400, lançado pela americana Gulfstream Aerospace em outubro, está programado para começar os testes de vôo no início do próximo ano.

A unidade PW812D equipará o também novo jato executivo Dassault Falcon 6X, ora em campanha de vôos de certificação.

“Trabalhamos em estreita colaboração com a Transport Canada para criar um processo de certificação eficiente e completo que nos levou a este ponto com sucesso”, disse a presidente da P&WC, Maria Della Posta. “Quando entrar em serviço [no início de 2025], o G400 será o terceiro modelo da Gulfstream a contar com nossa família de motores PW800. Estamos satisfeitos com o progresso constante que a Família de motores PW800 alcançou com base em sua capacidade de oferecer um novo nível de desempenho e eficiência para a classe de aeronaves executivas de cabine grande”, completou Della Costa.

De acordo com a P&WC, o PW812GA mostrou “desempenho excepcional” durante mais de 3.400 horas de testes, incluindo 260 horas de testes em vôo. No geral, Família PW800 – que inclui as unidades PW814GA e o PW815GA que, respectivamente, equipam os jatos Gulfstream alimentam o G500 e o G600 – registrou mais de 144.000 horas desde a entrada em serviço, além de cerca de 30.000 horas de testes em solo e em vôo. A Pratt & Whitney Canada também promove que a Família PW800 requer 40% menos manutenção programada e 20% menos inspeções do que outros motores de sua classe.

A Família de motor turbofan PW800 é de nova geração, com tecnologia de caixa de redução GTF utilizada para os novos motores do jato do transporte comercial, com unidades para cobrir faixa de empuxo de 10.000 a 20.000 lbf. O motor conta com misturador de alta eficiência, turbina (de múltiplo estágio e com refrigeração do estado da arte com controle ativo de ponta) e compressor (de elevada rigidez e estágios em balanço) de alta pressão (compressão), combustor Talon e fan numa única peça avançada, com reduzidos níveis de vibração e ruído. As unidades PW814/PW815 contam com núcleo do turbofan PW1500G (que equipa a Família A220) enquanto a unidade PW812D a motor PW1200G. A unidade PW814GA têm empuxo de 15.429 lbf. e a PW815G empuxo de 16.011 lbf; a unidade PW812D tem empuxo de 12.000-13.000 lbf. [EL] – c/ fontes