Quadrilha rouba C207 de lançamento de PQD em AD-estância privado em Foz do Iguaçu/PR, em 18.10.21


Fonte: g1 – 17/10/2021
Um avião monomotor foi roubado de uma propriedade (estância) – uma pista de aeródromo privado – em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na madrugada deste domingo (17), de acordo com a Polícia Militar (PM).

A estância abriga uma empresa de lançamento de paraquedista, Fly-Foz Paraquedismo/iFly Brazil, com base do “Aeroporto Táxi Aéreo Hércules”, em jardim Porto Belo, em Foz do Iguaçu.

O roubo aconteceu depois que um bando de oito elementos entrou no aeródromo, no Jardim Porto Belo, conforme a polícia. Os elementos tinham um fuzil e estavam divididos em dois carros, que foram abandonados na fuga.

Ainda segundo a PM, os suspeitos tentaram levar uma segunda aeronave, mas não conseguiram por falta de combustível.

De acordo com testemunhas, o caseiro estância foi feito refém durante o assalto. Ele conseguiu escapar e acionar socorro. Após ser rendido, o caseiro foi obrigado a abastecer duas aeronaves, mas quando terminou de abastecer a primeira delas, a de prefixo PT-DKW, ele conseguiu fugir para um matagal nos arredores. Com a fuga do caseiro e faltando abastecer a segunda aeronave, uma parte do grupo levou o avião abastecido e a outra parte deixou o local com veículo, depois abandonado numa estrada rural.

Ao deixarem a unidade, os suspeitos abandonaram cinco explosivos caseiros pelo caminho.

A suspeita da Polícia Civil é que a aeronave seja usada no tráfico de drogas e tenha sido levada ao Paraguai.

No dia 06 de setembro, três aviões monomotor foram roubados em circunstâncias semelhantes, do aeródromo de Aquidauana (SSGC), no Mato Grosso do Sul. Segundo a polícia, a quadrilha pode ser oriunda do interior de São Paulo e ter seguido com os aviões para a Bolívia.

Informações aeronáuticas
O avião roubado é o Cessna C207 de prefixo PT-DKW (registro de produção sn 20700128, ano de fabricação 1969). O avião é registrado na categoria do transporte privado, com última data de compra/transferência em agosto de 2020, com proprietário e operador mesma Pessoa Física. O avião está aprovado para operação VFR diurna, com capacidade para até seis passageiros (e mais um piloto), com MTOW de 1.724 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em novembro de 2020 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até setembro de 2022.

O aeródromo (privado) em que se deu o roubo é o “Estância Hércules” (SSFE), em altitude de 584 pés, com pista (17/35) de 18 x 1.000 m., de asfalto, com resistência de pavimento para aeronaves com até 3.000 kg. O aeródromo é aprovado para operação VFR diurna. Junto do parque Ecomuseu Itaipu, o Estância Hércules dista cerca de 10 MN a NW do Aeroporto Cataratas (SBFI), estando muito próximo da divisa com o Paraguai, a oeste.

As operações no aeródromo requerem compulsória a apresentação de Plano de Vôo completo (PVC), não sendo permitido preenchimento/apresentação de Plano de Vôo simplificado (PVS). Antes de decolagem do aeródromo, deverá ser realizada prévia coordenação prévia com o Controle de Terminal APP-FOZ, por radiotelefonia ou por telefone.

O circuito de tráfego do aeródromo é compulsoriamente pelo setor leste. Após decolagem, independentemente da pista utilizada, a saída será com curva imediatamente para o setor leste, restrito a 1.500 pés AGL, ou cumprindo outra instrução previamente autorizada pelo APP-FOZ.

O aeródromo está situado nos espaços CTR Foz-1 na TMA-FOZ (de raio de 40 MN), que engloba os territórios brasileiro, paraguaio e argentino. A operação na Terminal é regida por acordo de autoridades aeronáuticas tri-nacionais, via Carta de Acordo Operacional referente ao tráfego aéreo nas TMA Foz, CTR Foz, CTR Cataratas e CTR Guarani.

No território brasileiro, a TMA-FOZ/SBWI, com serviço de controle radar, é um Espaço aéreo Classe “C” desde o limite vertical inferior (superfície) até FL 145 inclusive, e Classe “”A” entre o FL145 (exclusive) e FL245 (inclusive).

No momento, o Nascer do Sol em Foz é aproximadamente 06:00LT (09:00Z).

Pela madrugada do dia 17, até o nascer do sol na localidade, o “Cataratas” (SBFI), à elevação de 787 pés, tinha tempo muito bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, céu com poucas nuvens à baixa altura com base de 400 pés e uma segunda camada de céu nublado com Teto a 10.000 pés; o vento era sul, fraco, a temperatura do ar de 16ºC e orvalho de 16ºC, e QNH de 1.015/1.016 hPa. Às 09:00LT (06:00Z), boletim METAR reportou condição CAVOK.

 

Atualização [g1 – 19/10/2021] – a Polícia Nacional do Paraguai informou, na segunda (18), que há suspeita de que o avião roubado em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, será utilizado por uma organização criminosa, que atua no transporte aéreo de drogas dos países da América Latina, para as grandes cidades do Brasil.

O serviço de inteligência da polícia paraguaia confirmou que o avião cruzou a fronteira e parou para abastecer na região do Chaco. Depois, seguiu para a Bolívia.

No lado brasileiro, a investigação está por conta da Polícia Civil. O caso será conduzido pelo delegado adjunto Carlos Eduardo Pezzete Loro, que colheu o depoimento das vítimas e pediu a perícia do local e dos veículos que teriam sido usados pela quadrilha.

Uma vizinha disse que foi o seu filho quem libertou as vítimas do roubo – o caseiro e sua família:  “Ele veio correndo e disse que estava todo mundo amarrado. As meninas estavam amarradas e os bandidos tinham levado o vizinho como refém. Aí a gente se apavorou. Meu filho soltou elas e a gente correu para cá, para se abrigar aqui em casa”.

O C207 roubado é avaliado em R$ 1,5 milhão. O avião pertence a uma empresa de aviação, com sede Boituva, no interior de São Paulo, e segundo esta empresa estava em Foz do Iguaçu há pouco mais de um ano e era utilizado para o lançamento de paraquedistas em saltos individuais e duplos.

A empresa de paraquedismo divulgou que trabalha para retomar as atividades e agradece a colaboração por qualquer informação que leve a recuperação da aeronave. No centro de paraquedismo, os saltos foram suspensos até que uma nova aeronave seja enviada para Foz do Iguaçu.