REDEMET divulga nova versão REDEMET com melhorias na interface do usuário, em 18.12.25


Em nota no dia 18, o DECEA divulgou que disponibilizou a versão 5.1 da Rede Meteorológica do Comando da Aeronáutica (REDEMET).

A nova versão traz melhorias na interface, desenvolvida em atendimento às demandas de usuários do Brasil e do exterior. As evoluções priorizam uma navegação mais fluida, com destaque visual para informações críticas e acesso mais rápido a produtos meteorológicos essenciais.

Algumas das melhorias visam atender a área operacional do DECEA, e foram frutos de um intenso trabalho colaborativo entre a Assessoria de Transformação Digital (ATD) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER).
Na avaliação do comandante do CIMAER, coronel especialista em meteorologia Fernando Gonçalves Brandão, a nova versão da REDEMET representa um avanço significativo para a comunidade aeronáutica. “As melhorias na interface e na apresentação de produtos meteorológicos ampliam a consciência situacional e facilitam o acesso rápido às informações. Esses recursos adicionados contribuem diretamente para decisões operacionais mais seguras e eficientes. A iniciativa reforça o compromisso do DECEA e do CIMAER com a modernização da Meteorologia Aeronáutica”, explicou Brandão.

“É com muita satisfação que apresentamos a versão 5.1 da REDEMET, que materializa mais um passo na jornada de transformação digital conduzida pelo DECEA. As melhorias desta entrega nascem da escuta ativa de usuários e se traduzem em uma navegação mais fluida, com destaque imediato para informações críticas e acesso mais rápido aos produtos essenciais para a tomada de decisão em vôo e no controle do tráfego aéreo”, avaliou o chefe da ATD, coronel aviador Dennys Wallace Duncan.

A REDEMET é o principal canal de consulta das condições meteorológicas operacionais em tempo real, utilizado por controladores de tráfego aéreo, pilotos, companhias aéreas e demais usuários do espaço aéreo. As melhorias introduzidas nesta atualização reforçam o compromisso do DECEA com a segurança, eficiência e inovação tecnológica da aviação brasileira.

Principais novidades da versão 5.1 da REDEMET
1 – Avisos de Aeródromo – agora são destacados por um círculo preto sempre que há condições meteorológicas adversas (como rajadas de vento) em vigor. O recurso aumenta a consciência situacional e melhora a segurança operacional. Além disso, os avisos aparecem no tooltip, que é um pequeno elemento de interface que aparece como um balão ou caixa de texto flutuante quando o usuário interage (passa o mouse ou toca) sobre um ícone, link ou outro componente, fornecendo informações adicionais, contexto ou instruções breves sobre aquele item, permitindo visualizar rapidamente os detalhes do fenômeno ao passar o cursor sobre o aeródromo.

2 – Plotagem gráfica do GAMET: apresenta os fenômenos previstos no GAMET como camadas georreferenciadas no mapa, permitindo identificar com clareza as áreas impactadas. O painel de controle possibilita filtrar fenômenos e visualizar descrições e legendas de cores associadas.

3 – Plotagem gráfica do AIRMET: desenha automaticamente polígonos coloridos das áreas afetadas, de acordo com o tipo de fenômeno. A ferramenta também permite aplicar filtros por categoria.

4 – SIGMET sem coordenadas: o sistema agora interpreta mensagens SIGMET sem a necessidade de definir cada ponto do polígono. Essa melhoria simplifica a elaboração das mensagens e mantém a conformidade com as normas internacionais.

5 – Cartas meteorológicas: a apresentação dos produtos foi totalmente reformulada, com novo visual e acesso direto via API (Interface de Programação de Aplicações), garantindo maior rapidez e confiabilidade no carregamento dos produtos.

6 – Tabuleiro de METAR: a ferramenta foi reconstruída para consumir dados em tempo real via API, tornando o processamento mais ágil e padronizado. Utilizando bibliotecas modernas para geração do PDF, houve atualização do design e melhoria na segurança do sistema.

7 – Avisos Operacionais: os boletins emitidos pelo CIMAER agora podem ser consultados diretamente no portal, reunindo em um só ambiente as principais informações de interesse operacional.

8 – Imagens de Satélite: a nova visualização permite acompanhar o histórico de imagens do dia atual ou de dias anteriores, também obtidas via API, oferecendo uma análise rápida e contínua da evolução atmosférica.

9 – Régua de Medição: implementação de uma ferramenta para medir distâncias entre pontos (em quilômetros ou milhas náuticas) e identificar o rumo em graus.

10 – Busca por Aeródromos: funcionalidade para filtrar e localizar aeródromos específicos digitando seus códigos, facilitando o monitoramento de localidades de interesse.

11 – Disponibilização de mensagens Space Weather: os Centros Globais de Previsão do Clima Espacial monitoram e emitem mensagens sobre perturbações solares que podem afetar o ambiente espacial próximo à Terra. Essas mensagens incluem alertas e avisos sobre impactos potenciais em comunicações com aeronaves em voo e navegação por satélite.​ A importância da divulgação dessas mensagens reside na mitigação de riscos à segurança aeronáutica.