Região Ásia-Pacífico (APAC) ganha sua própria feira de aviação executiva a cada dois anos – a Business Aviation Asia Forum & Expo, em Cingapura, cuja primeira edição ocorrerá em março de 2025, em 22.10.24


Matéria no portal AIN on line no dia 18 noticiou que a região Ásia-Pacífico (APAC) está ganhando sua própria feira de aviação executiva com o lançamento de um evento sediado em Cingapura a ser realizado pela primeira vez em 2025. Conforme a matéria da AIN, a Experia Events anunciou nessa semana planos para o seu evento BAAFEx – Business Aviation Asia Forum and Exp, (exposição e fórum asiático de aviação executiva), confirmando que será realizado entre 04 e 06 de março de 2025 no Changi Exhibition Centre, onde a empresa já sedia a Singapore Airshow, feira aeronáutica-aeroespacial. O centro sediador da feira, que fica imediatamente ao lado do principal aeroporto de Cingapura, tem espaço para uma ampla exibição estática de aeronaves bem ao lado dos salões de exposição. Notavelmente, um evento bienal, a BAAFEx será realizada em anos alternativos à Singapore Airshow, que deve ocorrer no início de fevereiro de 2026.

De acordo com Leck Chet Lam, diretor administrativo da Experia Events, todos os principais fabricantes de aeronaves executivas demonstraram interesse em expor na BAAFEx. Chet Lam disse para a mídia AIN que empresas como a TAG Aviation, o grupo de gerenciamento e fretamento de aeronaves TAG Aviation, a Viasat, provedora de comunicações via satélite, e a MedAire, especialista em gerenciamento de risco, se comprometeram a participar da primeira edição da BAAFEx.

A Experia Events divulga que espera que a nova feira de aviação executiva canalize a crescente demanda por aeronaves executivas e seus serviços associados na Ásia-Pacífico.

A Experia Events tem como objetivo atrair uma mistura de profissionais do setor para participar da BAAFEx, incluindo proprietários e operadores de aeronaves diretamente envolvidos nas decisões de compra.

De acordo com Leck, a demanda mais forte na aviação executiva agora vem do sudeste asiático, do Japão e da Índia.

No sudeste asiático, a Experia vê Cingapura, Malásia, Indonésia, Filipinas e Tailândia como os mercados mais estabelecidos. Leck também apontou para o Vietnã, Laos e Camboja, que Leck disse que agora têm aeronaves locais.

A Experia Events observou a previsão de mercado mais recente da Honeywell Aerospace para o período de 10 anos de 2023 a 2033, que prevê a entrega de 8.500 novos jatos executivos. A previsão da Honeywell discrimina que 11% das entregas totais projetadas, o equivalente a 935 aeronaves, irão para clientes na Ásia, que atualmente representa apenas 7% da frota global.

Dados divulgados pelo Asian Sky Group mostraram cerca de 1.200 aeronaves executivas que são baseadas em países da Ásia-Pacífico no final de 2023. Com base neste número, a APAC é o terceiro maior mercado de aeronaves executivas depois da América do Norte e Europa.

Dados da WingX, uma provedora de inteligência de dados baseada no rastreamento de vôos, mostraram que as partidas de aeronaves executivas de Cingapura no ano passado foram 28% maiores do que em 2019.

“Além do fato de que a feira [BAAFEx] está ocorrendo em uma região considerável e de rápido crescimento para a aviação executiva, a outra proposta de valor é a própria Cingapura”, disse Leck. “Cingapura é um centro global de aviação executiva e um centro de negócios estrategicamente localizado, bem conectado à região e ao mundo”, completou Leck.

E quanto a mercados potenciais, a Experia Events espera que a BAAFEx atraia visitantes da China, que já foi identificada como um importante mercado-alvo para a aviação privada.

“Já temos empresários e indivíduos de alto patrimônio líquido da China visitando Cingapura”, disse Leck. “É um dos desenvolvimentos empolgantes que vimos no sudeste asiático pós-pandemia. Muitas empresas na China estão se expandindo internacionalmente investindo em países do Sudeste Asiático, como Cingapura, Vietnã e Tailândia. Algumas também montaram sedes regionais aqui em Cingapura”, completou Leck.

O segmento da aviação executiva não tem uma feira dedicada na região asiática desde a última Convenção e Exposição de Aviação Executiva Asiática – ABACE (Asia Business Aviation Convention & Exhibition ), realizada em Xangai em 2019. A principal organizadora da feira, a NBAA (associação da aviação executiva americana, com sede no EUA) teve que cancelar o evento de 2020 devido às restrições da Covid e não foi realizado desde então, em meio a dúvidas sobre se retornará à China.

Antecedendo a convenção anual deste ano NBAA-BACE em Las Vegas, no Nevada (EUA), que acontece entre os dias 22 e 24, um porta-voz da NBAA disse que a associação está considerando opções para um evento na Ásia.

A AsBA) – Asian Business Aviation Association (Associação da Aviação Executiva Asiática), sediada em Hong Kong, é parceira oficial da BAAFEx, e também é responsável por organizar o programa da conferência para o evento. A AsBAA também foi coorganizadora da ABACE, junto com a NBAA.

“Já faz algum tempo que não temos um evento focado especificamente em aviação executiva e geral, tornando esta ocasião particularmente significativa”, disse a presidente da AsBAA, Jenny Lau. “Prevemos que esta exposição [BAAFEx] servirá como uma oportunidade excepcional para unir nossa comunidade de aviação executiva e aviação geral”, disse Lau. [EL] – c/ fonte