Reguladores das agências FAA e EASA identificam problemas para potencial perda de pressurização de cabines de jatos Hawker – e publicam boletins de segurança, em 12.05.20


por Eduardo Lima

As agências reguladoras de aviação civil FAA e EASA publicaram boletins de segurança para alertar operadores de certos jatos executivos Hawker de uma vulnerabilidade de perda por desconexão de componentes – dutos e “luvas” – acoplados ao motor de ciclagem de ar e separador de água, levando à potencial perda de pressurização da cabine. Esta condição afeta, potencialmente, os jatos Hawker das séries 750, 800, 800 (U-125A), 800XP, 850XP e 900XP, modelos da Textron Aviation.

De acordo com o Boletim de Informação de Aeronavegabilidade Especial (SAIB – Special Airworthiness Information Bulletin) pela FAA, CE nº 20-10, com data de 30 de abril deste ano –
https://prod.uploads.slack.files.api.cncms.aero/FU613GP98/EASA_SIB_CE-20-10_1+(1).pdf
, a agência reguladora recebeu múltiplos reportes, nos últimos vários anos, via SDR (Service Difficulty Reporting/Reporte de Dificuldade de Serviço), de desconexões repentinas dos dutos e “luvas” do sistema de ar condicionado acoplados à máquina de ciclo de ar e ao separador de água, que podem ocorrer nas duas extremidades do duto de descarga da máquina de ciclo de ar e imediatamente a jusante do separador de água. As desconexões geralmente são acompanhadas por um som de estalo ou estrondo, seguido de uma taxa de (des)pressurização (razão de subida) da cabine acima de 2.000 pés por minuto, dependendo da altitude da cabine.

Ao momento, a FAA determina que esta preocupação de aeronavegabilidade não consiste numa condição não-segura que justificaria uma ação da diretiva de aeronavegabilidade nos termos do regulamento federal americano aeronáutico 14 CFR/PART-39.

O SAIB informa que, em cada caso reportado à agência FAA, as tripulações conseguiam pousar com segurança seus aviões.

Acredita-se que um novo torque inadequado dos grampos após a substituição de peças ou outra manutenção esteja por trás das desconexões.

Suspeita-se que os grampos que prendem as mangas de borracha e acoplamentos aos dutos tenham se soltado ou tenham sido torqueadas (pelos grampos/presilhas) incorretamente após serviço de instalação (troca) ou manutenção. O SAIB reconhece que, às vezes, o afrouxamento dos grampos/presilhas pode ocorrer durante a operação após a substituição das peças ou outras atividades de manutenção que exijam um novo torque dos grampos/presilhas. A configuração do duto/braçadeira é comum entre os modelos de aviões listados no SAIB.

No SAIB, a FAA recomenda a organizações de manutenção prestar muita atenção à segurança dos grampos/presilhas que conectam as “mangas” de borracha à máquina de ciclo de ar e ao separador de água, conforme detalhado abaixo:
1 –
observando os requisitos de torque do grampo/presilha da mangueira identificados no Manual de manutenção da aeronave aplicável, Seções 21-10-15, 21-10-87 e 21-10-95. E não apertar de menos ou de mais esses conectores.
2 –
em conformidade com as inspeções fora de fase fornecidas no cronograma de manutenção flexível da aeronave: após qualquer anormalidade nos dutos de ar condicionado ou nas “mangas” de borracha, verificar os grampos/presilhas da conexão (junta) do duto quanto à carga de torque correta. Executar essa verificação o mais próximo possível do limite inferior de 50 horas, em vez do limite permitido de 300 horas.

A Textron Aviation está atualizando as seções do manual de manutenção para chamar a atenção para os requisitos de torque corretos para os grampos/presilhas. A FAA recomenda não apertar demais ou apertar demais os grampos/presilhas além das especificações da Textron. [EL]