Reino Unido conduz testes de vôo para sistema quântico de navegação inercial, em 25.05.24
No dia 22, Matt Thurber, editor-chefe da mídia especializada AIN, escreveu post com notícia que, para contornar o bloqueio e a falsificação de sinais de sistemas globais de navegação por satélite (GNSS), um programa do governo do Reino Unido conduziu testes de vôo de um sistema de navegação baseado em quantum (Quantum-based navigation system). Uma série de voos ocorreu usando o demonstrador de tecnologia aérea Avro RJ-100 (BAe 146-300) da QinetiQ, equipado com um relógio atômico óptico Tiqker e um sistema quântico baseado em átomo ultrafrio.
Os testes são concebidos para provar a tecnologia que levará ao desenvolvimento de um sistema quântico de navegação inercial (Q-INS – de Quantum Inertial Navigation System), de acordo com o governo do Reino Unido, que está financiando este esforço com quase £ 8 milhões (US$ 10,2 mi). Isso faz parte da Estratégia Nacional Quântica e do Programa Nacional de Tecnologias Quânticas, com orçamento de £ 2,5 bilhões (US$ 3,19 bi), do Reino Unido.
“Os sistemas quânticos de posicionamento, navegação e cronometragem (PNT – Positioning, Navigation and Timing) poderiam, com o tempo, oferecer uma parte de uma solução maior para fornecer navegação altamente precisa e resiliente que complemente os atuais sistemas de navegação por satélite, o que poderia ajudar a garantir que os milhares de vôos por todo o mundo sejam cumpridos livre de interferências e perturbações diariamente.
A pesquisa em tecnologia quântica Q-INS e PNT é liderada pela Infleqtion, com a colaboração da BAE Systems e QinetiQ. Os testes foram feitos na Base Aérea Boscombe Down (EGDM), em Wiltshire, um sítio aeronáutico para testes de aeronaves militares.
O ministro da ciência do Reino Unido Andrew Griffith esteve no vôo de teste final em 09 de maio. “Desde vôos de passageiros até transporte marítimo”, disse Griffith, “todos dependemos de sistemas de navegação que sejam precisos, seguros e protegidos. A tecnologia poderia muito bem fornecer a resiliência necessária para proteger nossos interesses”. [EL] – c/ fonte