Reino Unido propondo mistura de QAv com SAF obrigatoriamente a partir de 2025, em 09.06.23

O Reino Unido emitiu um aviso de proposta de regulamentação –
https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/1147350/pathway-to-net-zero-aviation-developing-the-uk-sustainable-aviation-fuel-mandate.pdf
– da adoção da obrigatoriedade aos fornecedores de combustível de aviação a misturar combustível de aviação sustentável (SAF) em combustível fóssil de aeronaves a partir de 2025, com um requisito de mistura de SAF na proporção de 10% até 2030 mas sem a definição da meta da proporção de SAF na mistura inicialmente para 2025.
A minuta busca comentários sobre as metas do SAF estabelecidas para 2030 e, adicionalmente, os combustíveis sustentáveis elegíveis e como a sustentabilidade será administrada e aplicada. Os comentários devem ser enviados até 22 de junho.
“Já investimos no desenvolvimento inicial de oito plantas SAF no Reino Unido”, observa a proposta regulatória.
Menos de um ano atrás, o Reino Unido lançou um plano “Estratégia JET[-A] Zero” (Jet Zero Strategy), definindo como o país cumprirá seu compromisso de atingir emissões líquidas zero da aviação até 2050.
A obrigatoriedade de uso de SAF é a mais recente de várias medidas em andamento no programa estratégico. A estratégia pressupõe uma absorção de SAF de 50% pelos critérios, como os certificados de carbono serão emitidos, comercializados e usados para conformidade, interações com outros formuladores de políticas de emissões nacionais e internacionais e como a obrigatoriedade será promulgada.
“Agora, mais do que nunca, o setor [da aviação] está reconhecendo que a sustentabilidade deve estar no centro de seus negócios, à medida que começa a se transformar para um mundo líquido zero”, consta a proposição regulatória. “O progresso na descarbonização continua no ritmo das emissões do setor de aviação que devem ter atingido o pico em 2019”, também é registrado na minuta. [EL] – c/ fonte