Relatório anual da aviação executiva global, de projeções para o período 2024-2033 (10 anos), da Honeywell Aerospace, em 27.10.23


Artigo da mídia AeroNews postado no site no dia 19 trata das projeções da fabricante Honeywell Aerospace para o segmento da aviação executiva contidas no seu relatório anual Global Business Aviation Outlook, edição 32ª, recentemente publicado, apresentando um conjunto de dados do mesmo.

O relatório cobre o período de 10 anos de 2024-2033. Para o período (próxima década), a Honeywell projeta até 8.500 aeronaves executivas novas entregues mercado, com valor de US$ 278 bilhões, um volume em linha com o relatório anterior (publicado ano passado).

Em termos de número de aeronaves, o relatório projeta que 37% das entregas de jatos novos (cerca de 3.145 jatos) serão jatos de cabine larga de longo alcance (respondendo por 69% do volume financeiro – cerca de US$ 191,8 bi). Em seguida, 29% das entregas de jatos novos (cerca de 2.465 jatos) serão jatos médios (respondendo por 21% do volume financeiro – cerca de US$ 58,4 bi); fechando, o relatório projeta que 34% das entregas de jatos novos (cerca de 2.890 jatos) serão jatos leves (respondendo por 11% do volume financeiro – cerca de US$ 30,6 bi).

O relatório projeta, do total de 8.500 aeronaves executivas novas entregues mercado em 2024-2033, que 800 aeronaves (jatos), uma parcela de 9,4%, serão entregues em 2024.

Para o relatório deste ano, os operadores de aviação executiva pesquisados relataram maiores planos de compra de novos jatos em cinco anos, o que representa um aumento de 2% em relação ao ano anterior. No entanto, as taxas de expansão da frota quase triplicaram na pesquisa de 2023 em comparação com a média da década anterior a 2020. As intenções coletadas dos entrevistados são consistentes com o que as fabricantes de aeronaves reportaram aos investidores no segundo trimestre – um aumento no ritmo de entrega durante o primeiro semestre de 2023, o que alinha ainda mais com os esforços da indústria para aumentar a produção em resposta a atrasos recordes.

“Nossa indústria está em ascensão. As operadoras estão demonstrando confiança nos planos de expansão de suas frotas em um ritmo mais rápido do que em qualquer momento da década anterior. Notavelmente, estamos entusiasmados com os recentes anúncios de operadoras fracionárias, indicando sua intenção de adquirir várias centenas de novos jatos, incluindo jatos de médio e supermédio porte equipados com motores Honeywell HTF”, disse Heath Patrick, presidente de mercado de pós-venda das Américas da Honeywell Aerospace. “Há também uma mudança positiva em direção à sustentabilidade, uma vez que os operadores estão interessados em reduzir as emissões de carbono. Além disso, os novos utilizadores na aviação executiva aumentaram a procura em 500 aeronaves e 6% mais vôos nos próximos 10 anos. Aumentos nas entregas de turbofan em 2023 e 2024 mostram o compromisso da nossa indústria em atender à crescente demanda”, falou Heath.

As principais indicações do Honeywell Global Business Aviation Outlook 2023 incluem:
– previsão que as entregas de jatos executivos novos em 2024 serão 10% maiores do que em 2023, e que os pagamentos serão sejam 13% maiores.
– os planos de compra de cinco anos para jatos executivos novos aumentaram 2% em comparação com a pesquisa do ano passado, superando s níveis de 2019 e equivalente a 19% da frota atual.
– previsão que a categoria de jatos de cabine larga, nas subcategorias de longo alcance e ultralongo alcance, representará cerca de 69% de todos os pagamentos por novos jatos executivos nos próximos cinco anos.
– as adições à frota aumentaram pelo terceiro ano consecutivo, ultrapassando os 3% frota.
– previsão que as entregas e pagamentos de novos jatos durante a próxima década crescerão a uma taxa média anual de 2%, em linha com o crescimento econômico mundial esperado a longo prazo.
– quase 2/3 (67%) dos entrevistados esperam voar o mesmo volume em 2024 em comparação com 2023, 29% esperam voar mais e apenas 7% esperam voar menos.
– 4% dos operadores entrevistados planejam desfazer-se de uma aeronave sem substituição, o dobro da taxa obtida em 2022, a maioria citando aposentadoria ou morte do proprietário da aeronave.

A pesquisa projeta que a América do Norte responderá por 64% das entregas globais de jatos novos em cinco anos. Esta percentagem  deste ano está à par à participação da região na pesquisa do ano passado e é provavelmente impulsionada por 90% dos pesquisados norte-americanos que acreditam que a economia pelo menos permanecerá a mesma, se não melhorar. Isso torna a América do Norte a região mais otimista em 2023.

As operadoras européias representarão 14% das entregas globais de jatos novos em cinco anos. Isto é um 1% abaixo da percentagem da pesquisa do ano passado, com a participação impulsionada pela incerteza econômica e por um forte foco na sustentabilidade neste continente.

As operadoras da América Latina representarão 5% das entregas globais de jatos novos nos próximos cinco anos, 2% abaixo da participação de 2022. Quase 70%  dos operadores latino-americanos reportaram que as condições econômicas locais permanecerão as mesmas ou diminuirão em um futuro próximo, tornando esta região a mais pessimista.

A região Ásia-Pacífico (APAC) representará 11% da nova procura por jatos novos nos próximos cinco anos, 1% acima do ano anterior. As operadoras da Ásia-Pacífico tiveram o segundo maior crescimento de utilização da aviação executiva em 2023, atrás apenas do Oriente Médio.

As operadoras do Oriente Médio/África (MEA) representarão 6% das entregas globais de jatos novos jatos em cinco anos. Isto é 2% acima da participação do ano passado. Esta região foi responsável pelo maior crescimento nos vôs da aviação executiva em 2023.

Os planos de compra de jatos usados em cinco anos totalizam 27% da frota atual, apenas 1% abaixo dos resultados do ano passado. Após a demanda recorde por jatos usados nos últimos dois anos, o ano de 2023 verá um ligeiro aumento no estoque de aeronaves para venda.

A Honeywell aponta que a indústria da aviação executiva experimentou um aumento no número de usuários e compradores iniciantes na aviação privada após o início da pandemia da COVID-19. Em determinados momentos de 2022, esta tendência levou a atividade de vôo a níveis não vistos desde 2007. No entanto, em 2023, a atividade de vôo global diminuiu e a expectativa do mercado pe a diminuição da atividade neste ano, em aproximadamente 4% em comparação com 2022. O declínio é atribuído a fatores como a inflação e a retomada do serviço aéreo do transporte comercial nas principais rotas.

Além disso, o ritmo de novas encomendas de jatos abrandou, enquanto as fabricantes se concentram em satisfazer a procura atual, aumentando significativamente as taxas de produção ao longo dos próximos anos.

A expectativa é que a atividade aérea se estabilize em 2024 e retome crescimento em 2025, impulsionada por um ritmo acelerado de IPO (abertura de capital de empresas com oferta inicial de ações), maiores lucros de empresas e redução de taxas de inflação. Assim, por conseguinte, a Honeywell espera ser capaz em 2024 quantos destes novos utilizadores e compradores permaneceram no setor da aviação executiva e determinar o seu impacto a longo prazo; no entanto, no momento já é possível sentir um grande impacto:
– a previsão de entrega de jatos novos de longo prazo em momento pré-COVID 2020 continha pouco mais de oito mil aeronaves para o período 2024-2033, enquanto a 32ª perspectiva anual da Honeywell prevê 8.500, uma diferença de quase 500 aeronaves (6%).
– ainda se espera que a atividade de vôo em 2023 termine pelo menos 10% acima dos níveis de 2019; assumindo uma taxa média de crescimento anual historicamente consistente de 1% a 2%, pode-se prever que 2023 terminará com a atividade de vôo 2% a 6% acima do ponto em que a indústria provavelmente estaria se não tivesse sido impactados pela COVID.

Sendo a sustentabilidade uma questão em total evidência, a Honeywell está empenhada em alcançar a neutralidade de carbono até 2035 nas suas operações e instalações e em impulsionar a sustentabilidade da aviação com uma vasta gama de soluções prontas para agora que apoiarão um futuro mais sustentável para o setor.

A pesquisa deste ano apresenta, pelo terceiro ano consecutivo. uma seção dedicada aos planos atuais e futuros das operadoras para reduzir sua “pegada” (marca) de carbono durante as operações.

Quase 60% dos operadores consultados neste ano relatam que estão atualmente a implementar pelo menos um método para reduzir a sua “pegada” de carbono, o que é 10% acima da pesquisa do ano passado.

O método atual mais frequentemente mencionado para reduzir a “pegada” de carbono é “menos viagens em jatos privados em favor de vôos do transporte comercial (31%), seguido “velocidades de cruzeiro mais baixas” (18%).

Do total da amostragem da pesquisa, 67% dos operadores planeiam adotar ou aumentar métodos para operações mais ecológicas no futuro e 40% citam o SAF como a forma mais comum de atingir este objetivo. A pesquisa perguntou aos restantes 33% dos operadores o que os obrigaria a adotar quaisquer métodos para abordar a sustentabilidade no futuro, e 65% destes (21,5% da amostragem total) citaram incentivos econômicos, tais como benefícios fiscais ou redução de custos operacionais, seguidos de 44% por cento(14,5% da amostragem total)  citando regulamentações governamentais.

O relatório anual Global Business Aviation Outlook, da Honeywell, reflete as preocupações atuais dos operadores e identifica tendências de ciclo mais longo que a Honeywell utiliza em seu próprio processo de decisão de produto. A pesquisa ajudou a identificar oportunidades de investimentos em soluções de sustentabilidade, expandiu as ofertas de propulsão, produtos, serviços e atualizações de segurança inovadores e melhorou as ofertas de conectividade das aeronaves. A pesquisa informa a estratégia de busca de negócios da Honeywell e ajuda a posicionar a empresa de forma consistente em plataformas de alto valor em setores em crescimento.

A metodologia de previsão da Honeywell é baseada em múltiplas fontes, incluindo análises macroeconômicas, planos de produção e desenvolvimento de fabricantes de equipamentos originais compartilhados com a empresa e deliberações de especialistas de líderes da indústria aeroespacial. A Honeywell também utiliza informações coletadas de entrevistas realizadas durante o ciclo de previsão com cem operadores de jatos executivos não fracionários, representando uma frota de 206 aeronaves executivas em todo o mundo. A amostra da pesquisa é representativa de todo o setor em termos de geografia, operação e composição da frota. Essa abordagem abrangente fornece à Honeywell insights (indicativos – referências) exclusivos sobre os sentimentos, preferências e preocupações dos operadores e fornece informações consideráveis sobre as necessidades e oportunidades de desenvolvimento de produtos. [EL] – c/ fonte