Relatório da IADA revela aumento de 13% no número de aeronaves executivas usadas vendidas no 1S22, mas outros indicadores sugerem desaceleração do mercado avançando, em 18.07.22


As transações de aeronaves executivas usadas aumentaram 13% no primeiro semestre deste ano, de acordo com um novo relatório da IADA – International Aircraft Dealers Association/Associação Internacional de Revendedores de Aeronaves.

O relatório do 2T22 da IADA registra 598 transações (compra/venda) no primeiro semestre do ano, em comparação com 529 no mesmo período do ano passado, um aumento de 69 negócios (13%).

Apesar da alta do número de negócios, a IADA informa que outros indicadores sugerem desaceleração da atividade avançando.

O relatório também mostra que os novos contratos de aquisição no segundo trimestre totalizaram 134, abaixo dos 177 no período de três meses do ano passado, uma redução de 43 negócios (24%).

O aumento nas transações foi em grande parte impulsionado pela atividade no primeiro trimestre, pois os dados mostram que houve seis transações a menos no segundo trimestre em relação ao ano anterior.

No segundo trimestre também houve redução no número de aeronaves executivas sob contrato, de 330 no 2T21 para 231 no trimestre deste ano, uma redução de 99 contratos negócios (30%).

“Embora esperemos ver um mercado forte para o restante deste ano, nossos revendedores e especialistas em transações estão experimentando um pouco de abrandamento em alguns dos principais indicadores de nossa indústria”, disse o diretor executivo da IADA, Wayne Starling. “Embora os negócios fechados no segundo trimestre tenham permanecido saudáveis, uma diminuição nos acordos de aquisição e contratos sob contrato indicam que o mercado está voltando aos níveis normais do ritmo frenético de 2021”, completou Starling. [EL] – c/ fontes