Relatório de atividade aérea da aviação executiva reporta maior utilização globalmente, exceto na América do Norte, em 15.05.24


A atividade mundial de vôo de aeronaves executivas aumentou 1,7% no mês passado em comparação com o ano anterior, pelo último relatório mensal da provedora de dados do setor Argus International, divulgou Curt Epstein, edito-sênior da mídia AIN, no dia 08.

De acordo com Epstein, o relatório TraqPak de abril da Argus International observou que, embora a atividade de vôo (da aviação executiva) na América do Norte tenha diminuído 1,1% na base de comparação ano a ano (YoY), essa diminuição foi mais do que compensada pela atividade na Europa,  que registrou um aumento de 3,9% na base anual após meses de desempenho fraco;  e em comparação com março de 2024, a atividade européia também aumentou, em 2,5%.

Na América do Norte, a indústria de operação de propriedade compartilhada foi o único segmento a apresentar números positivos, com um aumento anual de 7,5%. Todas as categorias de aeronaves compartilhadas (com exceção dos turboélices) tiveram melhorias, lideradas pela classe de jato médio, que aumentou quase 15% na comparação com abril de 2023. Fora do segmento de aeronaves compartilhadas, os turboélices tiveram melhor desempenho como a única categoria nos segmentos do transporte privado (PART-91) e transporte por demanda-fretamento (PART-135) com aumento de atividade de 7,3% e 8,7%, respectivamente.

Na Europa, no entanto, a situação foi invertida, com o segmento de turboélices sendo o único a experimentar um declínio anual, com uma queda de quase 18% na atividade de vôo em relação a abril de 2023. A categoria líder foram os jatos de cabine larga, com uma melhoria robusta de 23,8% em relação a abril de 2023.

Para outras regiões do mundo, o mês de abril revelou-se um mês forte, com um aumento anual na atividade global superior a 30%. [EL] – c/ fonte