Relatório de indústria de aviação da JetNet iQ prevê 13.000 novas aeronaves executivas à turbina entregues até 2032, com frota global chegando a 44.500 aeronaves (com previsão da desativação de 7.000 aeronaves), em 01.06.23
Aproximadamente 13.000 aeronaves executivas à turbina estão previstas para serem entregues na próxima década, projeta a última previsão da indústria JetNet iQ divulgada no dia 23 durante a programação da feira executiva européia EBACE 2023, em Genebra (Suíça). Conforme projeção, nesse ponto, a frota global deve totalizar aproximadamente 44.500 aeronaves, com base numa previsão de 7.000 desativações de aeronaves.
A projeção da indústria JetNet iQ é da entrega, entre 2023-2032 (10 anos), de 12.932 aeronaves executivas à turbina, avaliadas em US$ 284 bilhões, sendo 8.637 jatos (66,8%), avaliados em US$ 261 bi (91,9%), e 4.295 turboélices (33,2%), avaliados em US$ 23 bi (8,1%).
Aeronaves executivas – projeção entregas (p/ categoria cf. porte) período 2023-2032 [maio 2023]
No caso de jatos, as projeções são das entregas puxadas por jatos leves (23,9%, ou cerca de 2.064 aeronaves), seguida por jatos de cabine larga de ultra longo alcance (19,1%, ou cerca de 1.650 aeronaves), por jatos “pessoais” (13,8%, ou cerca de 1.192 aeronave) e por jatos supermédio (12,4%, ou cerca de 1.071 aeronaves). Jatos do segmento leve (LJ, SLJ e VLJ) responderão por 33,8% das entregas (cerca de 2.919 aeronaves), jatos médio/supermédio responderão por 17,7% (ou cerca de 1.529 aeronaves) e jatos de cabine larga de longo/ultralongo alcance responderão por 25,5% (ou cerca de 2.202 aeronaves).
No caso de turboélices, as projeções são das entregas concentradas em aeronaves monomotor, com 84,6% de participação (cerca de 3.634 aeronaves), restando a aeronaves bimotor uma participação de 15,4% (cerca de 661 aeronaves).
O analisa de indústria Roland Vincent, criador e diretor da JetNet iQ, observou que, embora as perspectivas macroeconômicas estejam diminuindo o entusiasmo, “a indústria da aviação executiva está absolutamente disparando em todos os cilindros. Temos uma super demanda por nossos produtos e serviços”.
Roland registra que todas as cinco principais fabricantes de jatos executivos têm book-to-bill (índice de encomenda por faturamento/entrega] acima de 1:1, para a observação: “O que não temos é super oferta e não temos [isso] há algum tempo”.
Embora as carteiras de pedidos de aeronaves tenham retornado a tempo de espera de mais de 2 anos, os números de desempenho de entrega de aeronaves executivas associadas ainda não voltaram aos níveis pré-Covid devido a problemas persistentes na cadeia de suprimentos.
“Seja você um provedor de serviços ou um fornecedor de produtos, um fabricante de aeronaves ou uma empresa de motores, você está enfrentando problemas de serviço”, explicou Roland. “Se eles não estão atendendo os telefones, não entregando na linha de produção ou não aparecendo quando você espera que haja backup, isso não vai mudar. Talvez tenhamos resolvido 80 ou 90 por cento dos problemas do mercado, mas todo avião precisa de todas as peças para sair do mercado”, opina Roland.
Além disso, Roland aponta que o estoque de aeronaves usadas em praticamente todos os segmentos está se recuperando das baixas recordes recentes.
Como parte de suas pesquisas trimestrais do setor, o JetNet iQ tenta avaliar o sentimento do mercado entre os entrevistados. Nesta última pesquisa, as respostas globais mostraram que os números daqueles que achavam que o mercado ainda não havia atingido seu ponto mais baixo e aqueles que acreditam que ele está em alta foram quase iguais em cerca de 46% cada, com apenas 7,5% indicando que o mercado estava em alta. em seu ponto baixo.
Roland observou que a América do Norte liderou em “pessimismo”, com mais da metade dizendo acreditar que o mercado cairá ainda mais. “Esta é a primeira vez que vimos isso. Proprietários e operadores são os clientes na sala. Eles não estão se sentindo muito otimistas agora, e o que vamos dizer sobre isso é que diminui a atividade de pedidos e transações por um tempo”, avalia Roland.
Considerando as condições atuais do mercado, Vincent disse que o JetNet iQ está “mantendo a previsão bastante na surdina para os próximos dois a três anos”. Mesmo assim, as perspectivas da JetNet iQ apontam para uma aceleração das entregas após 2025, devido aos planos de aumento de produção, novos produtos chegando ao mercado e produtos ainda não anunciados em andamento. [EL] – c/ fonte