Reliance Aerostructure Limited (DRAL), subsidiária da Dassault Aviation e da Reliance Infrastructure Ltd., anuncia a fabricação do jato Falcon 2000 e a transferência da montagem de asas e fuselagem completa do modelo e da seção frontal do Falcon 8X e do Falcon 6X na Índia, com a DRAL tornando-se o Centro de Excelência Falcon (fora da França), em 19.06.25

No dia 18, a fabricante francesa Dassault Aviation divulgou o anúncio da Reliance Aerostructure Limited (DRAL), subsidiária da Dassault Aviation e da Reliance Infrastructure Ltd, no Salão Aeronáutico de Paris, da assinatura de um acordo para a fabricação dos jatos executivos Falcon 2000 LXS na Índia para o mercado global.
Esta é a primeira vez que a Dassault Aviation fabricará os jatos Falcon 2000 fora da França, posicionando a Índia como um pólo estratégico da aviação global. Este é um momento épico para a Índia, que se junta ao clube de elite de países que fabricam jatos executivos de última geração, depois do EUA, França, Canadá e Brasil.
Para a Dassault Aviation, a DRAL se tornará o Centro de Excelência (CoE – Center of Excellence) para a série dos jatos Falcon, incluindo os programas Falcon 6X e Falcon 8X, o primeiro CoE do gênero fora da França.
Conforme a nota de divulgação, Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, afirmou: “Este novo acordo, que tornará a DRAL o primeiro centro de excelência para a montagem do Falcon fora da França e que, eventualmente, permitirá o estabelecimento de uma linha de montagem final para o Falcon 2000, ilustra, mais uma vez, nossa firme intenção de cumprir nossos compromissos Make in India e contribuir para o reconhecimento da Índia como um importante parceiro na cadeia de suprimentos aeroespacial global. Ele marca o crescimento da DRAL, em linha com a visão estratégica compartilhada com nossa parceira Reliance, que levou à sua criação em 2017, e é uma prova de nossa crença inabalável em nosso futuro na Índia e em servir a Índia”, complementou Trappier.
Anil D. Ambani, presidente-fundador do Reliance Group, afirmou: “Esta colaboração reflete nosso compromisso com a visão do Primeiro-ministro Shri Narendra Modi de Atmanirbhar Bharat [Índia Autossuficiente] e Make in India [Feito-fabricado na Índia] para o mundo. Nossa parceria com a Dassault Aviation para a fabricação dos jatos executivos Falcon na Índia é um momento decisivo para o país, a indústria da aviação e o Reliance Group. Isso ajudará a posicionar a Índia como uma força-chave na cadeia de valor aeroespacial global”.
A transferência de todas as operações de montagem da fuselagem e das asas, combinada com importantes atualizações das instalações, abrirá caminho para o primeiro vôo do Falcon 2000 “Fabricado na Índia” da unidade DRAL em Mihan Nagpur, no Estado ocidental de Maharashtra, até 2028.
A parceria representa um passo significativo no avanço das capacidades de fabricação aeroespacial da Índia, ao mesmo tempo em que se integra estrategicamente à cadeia de suprimentos global da aviação.
Será a primeira vez na história da Dassault Aviation que ela fabricará jatos Falcon 2000 fora da França. A Dassault também transferirá a montagem da seção frontal do Falcon 8X e do Falcon 6X, além das asas e da fuselagem completa do Falcon 2000, para a DRAL.
Esta iniciativa histórica fará com que a Índia emerja como um centro estratégico para a fabricação de jatos executivos de ponta, destacando a crescente proeminência do país no ecossistema aeroespacial global.
A nova linha de montagem final atenderá à crescente demanda na Índia e em outros mercados internacionais.
A joint venture Reliance Aerostructure Limited entre a Dassault Aviation e a Reliance Aerostructure – DRAL – foi estabelecida em 2017. As operações começaram com a instalação de uma unidade de fabricação de última geração em Mihan Nagpur, ainda naquele ano. Desde a entrega da primeira seção frontal do Falcon 2000 em 2019, a DRAL montou mais de 100 subseções principais para o Falcon 2000, destacando sua capacidade de fabricação de precisão de classe mundial e desempenhando um papel fundamental no programa global de produção do Falcon.
A DRAL deve recrutar centenas de engenheiros e técnicos na próxima década para apoiar suas operações em expansão. Esse crescimento reforça o profundo compromisso da Dassault Aviation com o fortalecimento do ecossistema de fabricação aeroespacial da Índia e com a ascensão do país como um centro global de excelência na produção de aviação de alta precisão.
O Reliance Group possui duas empresas de destaque sob sua égide, a Reliance Infrastructure Limited e a Reliance Power Limited, empresas sem dívidas e sem empréstimos pendentes de bancos ou instituições financeiras. A solidez financeira do grupo se reflete em seu patrimônio líquido e faturamento anual, cada um totalizando 3,3 bilhões de Euros e capitalização de mercado em torno de 4,5 bilhões de Euros, com uma base de acionistas superior a 4 milhões de cotistas.
A Reliance Infrastructure Limited atua no setor de energia, com foco na distribuição de energia em Delhi e na geração de energia. A empresa também possui interesses na indústria de defesa e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de infraestrutura por meio de veículos para fins especiais (SPV – special purpose vehicle), incluindo projetos como o Metrô de Mumbai.
A Reliance Power é uma empresa líder em geração de energia na Índia, com capacidade instalada total de 5.305 MW, incluindo o Projeto Ultra Mega Power de 4.000 MW em Sasan, Madhya Pradesh — atualmente a maior usina termelétrica integrada do mundo.
Com mais de 10.000 aeronaves militares e civis (incluindo 2.700 jatos Falcon) entregues em mais de 90 países ao longo do último século, a Dassault Aviation acumulou expertise reconhecida mundialmente em projeto, produção, venda e suporte para todos os tipos de aeronaves, desde o caça Rafale até a família de jatos executivos, drones militares e sistemas espaciais de ponta Falcon. Em 2024, a Dassault Aviation reportou uma receita de € 6,2 bilhões. A empresa conta com 14.600 funcionários. [EL]