Respondendo por quase 30% da frota de jatos na América do Sul, Bombardier vê grande potencial no mercado da aviação executiva da região, com o Brasil impulsionando a região, em 07.08.25

O articulista-colaborador da AIN para a América do Sul Richard Pedicini, em post no dia 05 na plataforma online da mídia, cobrindo a feira de aviação executiva latino-americana LABACE 2025 (acontecendo entre os dias 05 e 07, em São Paulo-Brasil), repercutiu que Bombardier detém 29,5% do mercado de jatos executivos na América do Sul, respondendo por 650 de 1.400 jatos registrados na região, de acordo com o vice-presidente da Bombardier, Michael Anckner.
“O Brasil é o país que impulsiona a região”, disse Anckner para a AIN, destacando o número crescente do alto poder aquisitivo.
Em junho, a Bombardier trouxe duas aeronaves – um Challenger 3500 e um Global 7500 – para a feira Catarina Aviation Show 2025, que foi realizada no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo (SBJH), aeródromo privado executivo em São Roque (SP).
O supermédio Challenger 3500 pode chegar ao EUA ou à Europa em uma única escala a partir do Brasil, enquanto o Global 7500 de ultralongo alcance — que a partir de São Paulo pode chegar a Dubai ou à Austrália em um único vôo — foi bem recebido.
Anckner enfatizou que a força da Bombardier reside em ter “uma ampla gama de produtos que pode atender às necessidades dos clientes”, sejam elas quais forem. A fabricante expandirá esse portfólio com a entrada em serviço do Global 8000, sucedendo o Global 7500, em breve.
As compras de aeronaves “normalmente visam o crescimento dos negócios. Vemos os clientes crescerem à medida que seus negócios se expandem”, disse Anckner. Ele identificou o agronegócio como o setor que apresentou o maior crescimento no Brasil na última década, embora tenha observado que “não é necessariamente o nosso maior setor”.
O suporte para as aeronaves da Bombardier no Brasil é administrado pela MAGA Aviation, que é parceira da Bombardier há muitos anos. “Estamos muito satisfeitos com a forma como eles tratam nossos clientes”, observou Anckner.
A MAGA opera instalações no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo (SBJH), em São Rouqe (SP), região próxima de Sorocaba. Embora alguns clientes prefiram o centro de reparos do Aeroporto Executivo Miami Opa Locka (KOPF), na Flórida/EUA, da Bombardier, Anckner observou que a Bombardier possui outros cinco centros de manutenção na região.
A Bombardier não está expondo nesta semana na LABACE e já não participa desta feira há quatro anos, mas está no Catarina Aviation Show há dois. Anckner considera que o Catarina Aviation Show “tem visitantes de maior qualidade”, incluindo o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, que esteve presente no primeiro dia da feira. [EL] – c/ fonte.