Restauração do primeiro Learjet 23 da linha de produção começa – projeto liderado por especialistas-voluntários para retomar aeronavegabilidade do jato (para vôo) pode levar até 5 anos se tudo correr conforme o planejado, em 09.02.24
A Classic Lear Jet Foundation – grupo sem fins lucrativos com sede em Wichita, no Kansas (EUA), que visa trazer o primeiro jato executivo Learjet 23 de produção de volta à condição de aeronavegabilidade e de vôo – anunciou no dia 06 que iniciou o processo de restauração do jato de registro de produção sn 23-003, o primeiro entregue a cliente.
A Classic Lear Jet Foundation adquiriu de fato o aparelho número de série (sn) 23-003 em agosto de 2023, após dois veteranos da indústria apresentarem uma doação para viabilizar a conclusão da compra do jato de um proprietário privado.
A fabricante canadense Bombardier doou espaço para abrigar o trabalho de restauração no prédio 14, na antiga instalação de entrega dos jatos Learjet em seu campus em Wichita.
O jato sn 23-003 está em Wichita há um ano depois de ter sido transportado por caminhão-plataforma da Flórida.
Simbolicamente, o processo de recuperação no primeiro dia de trabalho incluiu a abertura “cerimonial” do primeiro painel – a porta aviônica do nariz lado “piloto” – para uma equipe de voluntários remover cuidadosamente aviônicos, giroscópios, garrafas de oxigênio e ar e outros componentes. De acordo com a equipe de trabalho – que também encontrou ninhos de vespas há muito vazios – as garrafas de oxigênio ainda estavam pressurizadas, embora a aeronave não receba manutenção há quase 25 anos. Cada peça foi fotografada e registrada por nome, modelo e número de série antes de ser colocada em armazenamento seguro. Cada uma será inspecionada e avaliada quanto ao seu estado e necessidade de possível recuperação ou substituição.
Antes do traslado do jato para Wichita, seus dois motores GE CJ610-1 foram removidos e enviados, juntamente com seus registros de manutenção, para Michigan, onde serão eventualmente recuperados pela International Turbine Industries. [EL] – c/ fonte