Retorno de clientes (compradores) corporativos impulsionando a demanda de jatos executivos usados, na previsão da especialista de revenda inglesa Jetcraft, em 01.06.23
As corporações compradoras estão retornando ao setor de aviação executiva após a pandemia de coronavírus (COVID-19), aumentando a demanda e elevando os valores de aeronaves usadas, de acordo com a previsão do mercado de aeronaves executivas usadas da Jetcraft (uma especialista inglesa de revenda de aeronaves executivas), divulgada durante a feira de aviação executiva européia EBACE 2023.
O prognóstico da Jetcraft baseia-se numa demanda contínua nos próximos anos tanto em volume quanto em valor, apesar de uma correção de mercado neste ano, já que alguns usuários de aeronaves executivas que foram adicionados durante a pandemia voltaram a usar o transporte aéreo comercial agora que este setor se recuperou em sua maior parte.
A Jetcraft reporta que as transações de aeronaves usadas atingiram US$ 16,3 bilhões no ano passado, com o setor corporativo respondendo por uma proporção maior de 60%.
Conforme gráfico, após um pico em 2021 de 2.446 aeronaves executivas usadas negociadas, em 2022 foram negociadas 1.999 aeronaves executivas usadas, com predomínio de aeronaves leves. Para o período 2023-2027 (cinco anos), a Jetcraft projeta 1.791 aeronaves negociadas (-208 unidades, -10,4%) em 2023, 2.327 aeronaves negociadas (-208 unidades, -10,4%) (+536 unidades, +29,9%) em 2024, 2.373 aeronaves negociadas (+46 unidades, +1,98%) em 2025, 2.419 aeronaves negociadas (+46 unidades, +1,98%) em 2026 e 2.510 aeronaves negociadas (+91 unidades, +3,76%) em 2027, sempre predominando as aeronaves leves; a média de aeronaves negociadas por ano será de 2.284, e um total de 11.420 aeronaves, com taxa de crescimento anual composta (CAGR) – termo específico de negócio e investimento para a razão de progressão geométrica que fornece uma taxa de retorno constante ao longo do período de tempo – de 4,7%.
“O retorno do comprador corporativo prova o que sempre soubemos: a importância contínua das interações face a face no mundo do relacionamento dos negócios”, disse o proprietário e presidente da Jetcraft, Jahid Fazal-Karim. “A tecnologia de videoconferência serviu a um propósito para todos nós quando as fronteiras foram fechadas, mas as empresas reconhecem o valor das reuniões presenciais”, avaliou Fazal-Karim.
O CEO da Jetcraft, Chad Anderson, acrescentou: “Segurança e seguridade são os principais impulsionadores, e muitas empresas tinham uma política de não viajar até que a Covid fosse efetivamente superada”.
Com o fim da pandemia e longos prazos de entrega de aeronave novas, as operadoras corporativas voltaram-se para o mercado de aeronaves usadas.
Conforme levantamento da Jetcraft, além da maior demanda, também estão em alta os preços das aeronaves usadas, que subiram 38% em 2022. Isso ocorre como resultado de novos participantes no mercado, o retorno de clientes corporativos e atrasos nas entregas de aeronaves novas em carteiras de encomendas (backlogs) pelas fabricantes.
Olhando para frente, Fazal-Karim vê um mercado futuro promissor. “Os clientes corporativos e Pessoas Físicas individuais atuais que desejam atualizar suas aeronaves impulsionarão o volume de vendas nos próximos cinco anos. Os proprietários de jatos executivos iniciantes no mercado continuam a desempenhar um papel importante no crescimento do mercado, com muitos – tendo testado a água por meio de fretamento ou propriedade compartilhada –, comprando suas aeronaves imediatamente”.
A partir do próximo ano, a Jetcraft prevê a estabilização dos valores em cerca de US$ 15,3 bilhões anualmente. Isso se deve a um aumento no volume total de transações, com um número significativo de jatos leves sendo retirados da frota mais “jovem” (com menos de 25 anos de fabricação) e um aumento na participação de maior porte entrando no mercado.
Outros fatores afetam o complexo mercado de usados. Certas marcas e modelos são mais populares do que modelos equivalentes (concorrentes), por sua vez, aumentando seus preços, enquanto as encomendas atrasadas das fabricantes de aeronaves de organizações de manutenção estão aumentando a conveniência de aeronaves não requerendo atualização prontas para uso.
O relatório anual de previsão/projeção do mercado de aeronaves executivas usadas da Jetcraft está na nona edição. A corretora concentrou-se em jatos de cabine larga durante a maior parte de seus 60 anos de história, mas o relatório publicado neste ano incorpora dados de mercado da corretora CFS Jets, especialista em vendas de jatos leves e turboélices, que a foi adquirida pela Jetcraft em abril.
“Adquirimos a CFS Jets especificamente para dar mais foco e inteligência nesse segmento”, disse o CEO da Jetcraft, Chad Anderson.
Os dados brutos são retirados de todas as transações globais da Jetcraft, totalizando cerca de 100 por ano (antes da aquisição da CFS Jets), combinadas com inteligência de mercado adquirida em interações dentro da comunidade de corretores e “o conhecimento de rua de nossos respectivos escritórios em todo o mundo” disse Anderson. Os dados são sintetizados e o relatório criado por analistas no escritório da empresa em Londres.
Embora a incerteza econômica tenha escurecido o atual mercado de aeronaves executivas, a Jetcraft vê pouco efeito a longo prazo. “Nossa indústria passou por várias recessões e, como uma empresa de 60 anos, passamos por mais do que a maioria”, disse Anderson, “e ainda estamos bastante confiantes nesses números, com base no comportamento que estamos vendo. de nossos compradores”. [EL] – c/ fonte