Revendedores da IADA (Associação Internacional de Revendedores de Aeronaves) reportam 2021 um ano “sólido” apesar das distorções do mercado de aeronaves usadas, em 24.01.22


Embora o mercado de aeronaves executivas usadas em 2021 possa ter sido favorável para os revendedores credenciados pela Associação Internacional de Revendedores de Aeronaves (IADA – International Association of Aircraft Dealers), não o foi necessariamente de mesmo modo para os compradores.

“Tivemos um ano sólido, talvez o nosso melhor”, disse o presidente e CEO da Ogarajets, Johnny Foster. “No entanto, o mercado criou um ambiente que não foi tão positivo para nossos clientes compradores. Os valores e preços estão completamente desconectados, a oferta é quase nula e a due diligence é limitada pela capacidade e demanda de oficina”.

De acordo com o relatório de mercado do quarto trimestre de 2021 da IADA divulgado nesta segunda dia 24, revendedores credenciados IADA, como a Ogarajets, fecharam 20% mais negócios de aeronaves em 2021 do que em 2020, com 1.372 transações de aeronaves em comparação com 1.135, uma diferença de 237.

A IADA observou que muitos desses aviões nem chegaram ao mercado “antes de serem arrebatados por compradores dispostos a pagar muito caro”.

Os revendedores IADA também reportaram que esperam um aumento contínuo na demanda por turboélices e jatos comerciais usados ​​em todas as categorias de porte pelo menos no primeiro semestre deste ano. Os preços também continuarão subindo, acrescentaram.

“Os valores aumentaram em média 10% ao mês nos últimos três meses”, disse o presidente emérito da IADA, Paul Kirby, vice-presidente executivo da revendedora IADA QS Partners, para completar: “Sem um aumento na oferta ou uma queda dramática na demanda, a valorização provavelmente continuará em 2022”. [EL] – c/ fontes