Rolls-Royce busca venda de sua divisão de motorização-propulsão elétrica Electrical (com atual foco para projetos eVTOL), como parte de um plano de reestruturação mais amplo, em 02.12.23


A fabricante britânica de motores aeronáuticos Rolls-Royce revelou uma mudança de planos de negócios anunciando que está aberta a ofertas de potenciais compradores para sua divisão de motorização-propulsão elétrica Electrical, cujo foco está em atividades como o desenvolvimento de sistemas de propulsão elétrica para eVTOL, incluindo o “VX4”, da Vertical Aerospace.

A fabricante revelou a mudança como parte de um plano de reestruturação mais amplo lançado no dia 28, durante uma reunião para analistas, que pode incluir outros desinvestimentos em todo o grupo, que deverá levantar até £ 1,5 bilhões (US$ 1,9 bi) nos próximos cinco anos. anos.

Ao anunciar detalhes de uma “reinicialização” corporativa há muito esperada, o CEO da Rolls-Royce, Tufan Erginbilgiç, disse que a fabricante está “buscando opções para sair [do negócio elétrico] no curto prazo ou, alternativamente, pelo valor certo, reduzir nossa posição para minoritária com uma intenção de sair totalmente no médio prazo”.

Charles Alcock, editor-chefe da mídia AIN on line, escreveu (no dia 28) que o que não está totalmente claro no anúncio de desinvestimento é se a Rolls-Royce pretende apenas parar de trabalhar diretamente em sistemas de propulsão elétrica à bateria, como os que estão sendo desenvolvidos para a Vertical Aerospace, ou se a mudança também pode impactar seu trabalho mais amplo em novos sistemas de propulsão elétricos-híbridos para aviões do transporte comercial. Alcok cita, por exemplo, a divisão Electrical, agora colocada à venda, que esteve envolvida no desenvolvimento de um turbogerador que poderia funcionar com combustível de aviação sustentável.

“Dada a capacidade de classe mundial que construímos em mobilidade aérea avançada, acreditamos que isso representará um bom valor para terceiros e nos permitirá concentrar em nossas principais atividades de engenharia elétrica em [nossos] sistemas de energia e [unidades de negócios] de Defesa e aeroespacial civil”, disse Erginbilgiç.

Alcock também escreveu que não está claro se a Rolls-Royce notificou a Vertical Aerospace sobre seus planos de sair do negócio de propulsão elétrica antes do anúncio ao mercado (no dia 28).

A Vertical Aerospace está agora produzindo um segundo protótipo do “VX4” para retomar os testes de vôo no início de 2024, e não se espera que este inclua o sistema de propulsão Rolls-Royce.

“A Vertical está trabalhando com a Rolls-Royce para entender o anúncio de hoje com mais detalhes”, divulgou a Vertical Aerospace em nota divulgada na noite do dia 28. “Paralelamente, avaliamos continuamente as nossas opções estratégicas para garantir que possamos entregar com sucesso o VX4 dentro do seu cronograma de certificação”, registra a nota.

Como parte de uma reestruturação que visa alcançar uma redução de dispêndio de 500 milhões de Libras (esterlinas), a Rolls-Royce anunciou que irá cortar cerca de 2.500 empregos. E que também procurará parcerias para distribuir os custos de investimento em novos motores para aviões do transporte comercial – como o programa UltraFan, para aviões de fuselagem estreita da próxima geração – numa tentativa de aumentar a rentabilidade em todo o seu portfólio restante.

Erginbilgiç deixou claro que o setor da aviação executiva continuará a ser uma atividade central. Ele disse que a posição da Rolls-Royce como fornecedora de turbofan Pearl para a Gulfstream Aerospace (para os novos modelos G700 e G800) e a Dassault Falcon (10X) está provando ser um impulsionador do crescimento da receita anual esperado em média entre 3 e 5%, em comparação com entre 5 e 7% no mercado de aviões comerciais. “Ao fornecer energia para três dos quatro jatos [executivos] mais rápidos e de longo alcance, esperamos que nossa frota global aumente para mais de 9.000 motores”, disse Erginbilgiç. [EL] – c/ fonte