Rolls-Royce começa a testar motor elétrico de 320 kW, para aplicação em aeronaves regionais elétricas e híbridas-elétricas com capacidade entre 9 e 19 passageiros, em 01.04.24


A Rolls-Royce montou o primeiro demonstrador de seu motor elétrico de 320 kW e iniciou testes de bancada na última semana de março, na sua instalação em Trondheim, na Noruega. Em 28 de março, a Rolls-Royce informou que os primeiros testes passivos foram realizados com o motor para comprovar sua funcionalidade mecânica e elétrica básica. Mais testes serão agora realizados em Munique, na Alemanha, durante as próximas semanas.

O motor de acionamento direto (direct drive motor) está sendo desenvolvido para uso em novas aeronaves regionais elétricas e híbridas-elétricas com capacidade entre 9 e 19 passageiros, com capacidade para operação em pista curta.

Segundo a fabricante de motores aeronáuticos britânica, suas equipes de engenharia estão focadas em minimizar o peso e o tamanho dos motores elétricos para torná-los mais aplicáveis a novas aeronaves.

O demonstrador agora testado apresenta um novo design para um sistema de refrigeração de ar que pesa menos e é menos complexo, com uma arquitetura de quatro raias elétricas (electric-lane) que, segundo a Rolls-Royce, o torna mais seguro e mais resistente a falhas.

Engenheiros da Rolls-Royce de cinco localidades estão trabalhando no projeto, que inclui tarefas como projetar novos equipamentos de fabricação e ferramentas internas para se preparar para uma produção escalonável. Alguns testes e trabalhos de montagem serão realizados na Hungria.

A equipe da RR em Trondheim já trabalhou anteriormente na fabricação e teste de um gerador de 2 MW desenvolvido para o antigo projeto E-Fan X com a Airbus.

A Rolls-Royce também desenvolveu um gerador de 500 kW para o programa M250H e um motor elétrico de 400 kW para o conceito do transportador Dornier remotorizado Do228hep que poderia ser usado para nova motorização do avião para o transporte regional.

Em novembro de 2023, o CEO da Rolls-Royce, Tufan Erginbilgiç, anunciou que o grupo venderia a sua unidade de negócios elétricos como parte de uma estratégia de desinvestimento mais ampla que, segundo ele, poderia arrecadar até US$ 1,9 bilhões nos próximos cinco anos.

A RR não comentou publicamente se recebeu alguma oferta pela divisão, que está comprometida com clientes como a Vertical Aerospace, para a qual está desenvolvendo o sistema de propulsão elétrica para a aeronave VX4 eVTOL de quatro passageiros. [EL] – c/ fonte