Rolls-Royce conclui os testes do turbofan Pearl 700 do Gulfstream G700 e muda programa para “modo produção” e segue na campanha de testes do Pearl 10X do futuro Dassault Falcon 10X, em 29.05.22
A Rolls-Royce está concluindo os testes em seu motor Pearl 700, que equipa o novo jato cabine larga de alcance ultralongo Gulfstream G700, e mudando o status do programa para o “modo de produção”, disse Colm Golden, vice-presidente sênior da Rolls-Royce para o programa Pearl 700.
A fabricante britânica entregou vários conjuntos de motores de produção para a Gulfstream desde a entrega dos primeiros motores no final do ano passado e já emitiu dois terços dos relatórios de certificação necessários.
Enquanto isso, Golden reporta que a campanha de teste do motor Pearl 10x para o programa do novo jato executivo de cabine larga Dassault Falcon 10X também está indo bem. Tanto o Pearl 700 quanto o Pearl 10X são classificados para produzir mais de 18.000 lbf. de empuxo e fornecer aumentos significativos de eficiência.
Comparado com o Rolls-Royce BR725, que equipa a série Gulfstream G650, o Pearl 700 oferece um aumento de 8% no empuxo de decolagem, uma relação empuxo-peso 12% melhor e uma eficiência 5% maior.
A Rolls-Royce alcançou esses ganhos combinando materiais avançados e técnicas de fabricação, incluindo o uso de placas de combustão impressas em 3D.
O uso de impressão 3D em componentes cerâmicos permite que os engenheiros da Rolls-Royce otimizem formatos (formas) que incompatíveis para a fabricação tradicional, disse Golden. “Você pode ter formas mais complexas e permitir o processo de combustão mais eficiente”. Golden acrescentou que a técnica está sendo usada para moldar outras peças do motor, como suportes e alavancas, geralmente para economizar peso.
A moldagem por injeção de metal é outra tecnologia relativamente nova aplicada à fabricação do motor que permite a produção de formas complexas em uma única etapa. O processo cria e molda peças por meio de moldagem por injeção usando metal em pó misturado com um material aglutinante. Uma vez moldado, o material ligante é removido da peça. A soldagem por fricção também está sendo usada na fabricação do motor.
Como a maioria dos novos motores turbofan, os motores Pearl usam um fan de pás (ventilador) de material forjado para reduzir o peso e o arrasto.
Mas Golden enfatizou que o núcleo altamente eficiente do Pearl é realmente seu “tempero secreto” e que, otimizando-o e componentes circundantes, a Rolls-Royce desenvolveu “o núcleo mais eficiente da aviação executiva. Nossa tecnologia fornece novas ferramentas para nossos designers que podem realmente nos levar ao próximo nível, permitindo núcleos menores que proporcionam melhor desempenho. Com aeronaves maiores, os núcleos realmente precisam ficar menores”, disse Golden. O núcleo “Advance2” do Pearl apresenta um compressor de alta pressão de 10 estágios com disco rotor de seis paletas de titânio e uma taxa de compressão de 24:1. [EL] – c/ fontes