Rolls-Royce contrata austríaca FACC para fornecimento de componentes de composite para o turbofan Pearl 10X (do Dassault Falcon 10X), em 24.02.22
A fabricante de componentes austríaca FACC foi contratada pela Rolls-Royce para desenvolver e fabricar um ‘pacote’ completo de compostos para o motor turbofan Pearl 10X que equiparará o novo jato executivo Dassault Falcon 10X. Além dos dutos de derivação (by-pass) e janelas de inspeção de manutenção, a FACC também fornecerá spinners, linhas de marcação do fan e anéis-ilhoses isolantes para o motor.
“Os motores estão entre os componentes de aeronaves de alto desempenho de maior estresse, a produção de seus componentes é altamente complexa e requer a habilidade de especialistas experientes. A produção do revestimento externo em particular, ou seja, a camada externa do duto de derivação do Pearl 10X, exige a mais alta precisão, além dos modernos processos de fabricação”, disse Günter Nelböck, vice-presidente de motores, naceles e aeroestruturas da FACC.
A Rolls-Royce apresentou o Pearl 10X, de mais de 18.000 lbf. de empuxo – a terceira unidade, de maior potência, da Família de motores Pearl para aeronaves executivas – em maio de 2021, quando o Falcon 10X também foi anunciado.
Comparado com os motores Rolls-Royce de geração anterior da série BR700, o Pearl 10X apresenta um aumento de 5% de eficiência combinado com características de ruído e emissões mais baixas. [EL] – c/ fontes