Rolls-Royce entrega 100º turbofan Pearl 15 do Bombardier Global 5500/6500, em 13.08.21


A Rolls-Royce entregou o 100º turbofan Pearl 15 à Bombardier para equipar jato executivo Global 5500/6500, atingindo a marca pouco mais de três anos após o lançamento da Família de motor Pearl e menos de dois anos após o motor entrar em serviço.

Em maio de 2018, a Rolls-Royce revelou o Pearl 15 como a primeira variante de uma nova Família de motores que poderia ter uma faixa potencial de empuxo de 10.000 a 20.000 lbf. e empregar tecnologias-chave derivadas do programa de demonstração de motor Advance2 da fabricante britânica.

O Pearl foi concebido em torno de um novo núcleo com novo compressor de alta pressão, monitoramento avançado da integridade do motor, combustor (câmara de combustão) de baixa emissão e turbinas de alta pressão (HP) sem blindagem de dois estágios. Ligas de níquel avançadas e revestimentos cerâmicos especializados são implantados no novo núcleo para permitir maior eficiência. Segmentos e vedações aprimorados na turbina HP também facilitam pressões e temperaturas operacionais mais altas. O ar de resfriamento é fornecido através dos componentes por meio de uma rede altamente intrincada de orifícios que foram especialmente projetados para manter os componentes funcionando em sua eficiência e desempenho máximos por mais tempo.

A nova turbina HP foi projetada especialmente para o Pearl 15, oferecendo aerodinâmica aprimorada e resfriamento da lâmina, incorporando um sistema de resfriamento da caixa totalmente modulado para maximizar a eficiência e reduzir o consumo de combustível); este núcleo inclui um novo compressor de alta pressão (HP) de 10 estágios com 6 estágios de discos de titânio e materiais avançados para atingir temperaturas mais altas e taxas de compressão de nível recorde.

O motor tem uma turbina de baixa pressão (LP) de 3 estágios aprimorada, desenvolvida a partir de materiais avançados de alta temperatura, permitindo maior potência do fan para maior empuxo, com incorporação de segmentos e selos avançados para pressões e temperaturas mais altas, reduzindo o peso e o consumo de combustível.

O motor é dotado de um novo sistema de combustão com emissões ultrabaixas com tecnologia de refrigeração de última geração, incluindo uma câmara de combustão de material cerâmico recém-projetada baseada na experiência da fabricante em grandes motores de 3 eixos.
O Pearl 15, de 15.125 lbf. (ISA + 15) e razão by-pass (taxa de derivação) de 4,8:1 e taxa de compressão de 43:1, e redução de consumo específico (SFC – Specific Fuel Consumption) de 7%, foi o único que se encaixou no mesmo ‘pacote’ de nacele de motor dos modelos predecessores dos Global 5500/6500, os Global 5000/6000, que são equipados com os motores BR-710, da Rolls-Royce.
Desenvolvido e produzido no Centro de Excelência para motores de Aviação Executiva da Rolls-Royce em Dahlewitz, Alemanha, o Pearl 15 oferece até 9% a mais de empuxo durante a subida, ao mesmo tempo com melhor eficiência.

O Pearl 15 entrou em serviço no Bombardier 6500 no final de setembro de 2019.

“Este marco na entrega do motor é importante para nós – demonstrando a maturidade do programa e confirmando nossa confiança no potencial da Família Pearl”, disse Nuno Taborda, vice-presidente sênior de programas de produção da Rolls-Royce Deutschland. “Gostaria de agradecer a todos na Bombardier por seu trabalho de equipe contínuo e próximo conosco para tornar esta aeronave e motor um grande sucesso”, completou Taborda.

Paul Sislian, vice-presidente executivo de operações e excelência operacional da Bombardier, elogiou “as equipes dedicadas da Rolls-Royce por sua inovação e compromisso com a excelência”. Ele acrescentou: “Este marco de entrega sinaliza o sucesso dos jatos executivos Global 5500 e Global 6500 desde sua entrada em serviço, e o motor Pearl 15 contribui para fornecer aos nossos clientes uma experiência de vôo excepcional e uma viagem tranquila”.

Além de atender o programa dos jatos Bombardier Global, com o programa Pearl, está atendendo a Gulfstream, com a unidade o Pearl 700 para o G700, e Dassault, com a unidade Pearl 10X para o Falcon 10X; o G700 já está em campanha de vôo para certificação enquanto o Falcon 10X, lançado em maio, está em desenvolvimento de projeto. Adicionalmente, a RR também produz os motores turbofan para aviação executiva BR-710 e BR-725, em Dahlewitz. Fora da aviação executiva, o centro abriga o desenvolvimento da nova caixa de redução de força da Rolls-Royce para o demonstrador UltraFan que servirá como base para uma nova família potencial de motores para aviões de passageiros de fuselagem estreita e larga. [EL] – c/ fontes