Rolls-Royce inicia obras de uma instalação em Le Haillan, perto de Bordeaux/França, para suporte à produção do motor turbofan Pearl 10X, e Dassault segue na produção principais estruturas e sistemas/sub-sistemas do Falcon 10X, em 09.09.22


No dia 02, a fabricante britânica Rolls-Royce (RR) iniciou a construção de uma instalação em Le Haillan, perto de Bordeaux, na França, que ajudará no suporte à produção do motor turbofan Pearl 10X. Este turbofan vai equipar o novo avião top da linha de jatos executivos da francesa Dassault, o Falcon 10X, que deve entrar em serviço em 2025.

O novo centro de suporte à produção da RR de 2.000 m² – que abrigará escritórios, uma oficina e um armazém – deverá ser concluído no primeiro semestre de 2023. Quando concluído, fará parte da rede global de suporte aos produtos da Rolls-Royce.

“Enquanto o programa de desenvolvimento de motores Pearl 10X para o Dassault Falcon 10X está fazendo um bom progresso, já estamos trabalhando em paralelo no estabelecimento da infraestrutura para apoiar as atividades de teste de vôo da Dassault e sua linha de produção”, disse o vice-presidente sênior da Rolls-Royce para produtos Dassault Philipp Zeller. “Esta nova instalação fortalecerá ainda mais nossa parceria com a Dassault e garantirá a entrega do suporte ao cliente líder da classe já associado ao nome Rolls‑Royce”, disse Zeller.

Enquanto isso, a Dassault divulgou, recentemente, que principais estruturas e sistemas do Falcon 10X estão em produção e que o projeto detalhado da aeronave está quase completo. A primeira asa, totalmente de material composto, para o 10X está em montagem final e pronta para testes na instalação da Dassault em Bordeaux-Mérignac. Os primeiros motores e aviônicos também estão passando por testes, assim como os subsistemas. Tudo isso será transferido para as instalações de Mérignac, onde a montagem final do Falcon 10X começará no próximo ano. [EL] – c/ fontes