Rolls-Royce marca presença e divulga seus produtos em desenvolvimento e suas ambições de sistemas de propulsão e armazenamento de aeronaves elétricas na feira aeronáutica Aero Friedrichshafen, na Alemanha, em 15.05.22


Constituída em janeiro como uma unidade de negócios da fabricante britânica Rolls Royce focada no desenvolvimento de sistemas de propulsão e armazenamento de aeronaves elétricas, a Rolls-Royce Electrical marcou presença pela primeira vez na recente edição da feira aeronáutica Aero Friedrichshafen, na Alemanha, no início deste mês.

A Rolls-Royce Electrical tem suas raízes na aquisição pela Rolls-Royce das atividades de propulsão aeroespacial elétrica e híbrida-elétrica da Siemens em 2019.

Durante esse período, a Rolls-Royce, e agora desde janeiro a Rolls Royce Electrical, vem desenvolvendo sistemas de armazenamento de energia e propulsão projetados para o mercado emergente de mobilidade aérea avançada (AAM – advanced air mobility).

A exposição da Rolls-Royce Electrical na Aero Friedrichshafen incluiu detalhes sobre o Spirit of Innovation, anunciado como a aeronave elétrica mais rápida do mundo e desenvolvida como parte do projeto ACCEL financiado pelo Reino Unido. Grande parte da pesquisa que resultou no Spirit of Innovation, que deriva do avião experimental Nemesis NXT modificado que pode atingir 388 MPH, informa os futuros produtos elétricos que a Rolls-Royce está preparando para os clientes.

Os visitantes-participantes da feira também puderam ver uma visão em corte da bateria da Rolls-Royce para aeronaves elétricas, projetada para facilitar vôos de até 100 MN e que estará pronta para o mercado em 2025 ou 2026.

Enquanto isso, o turbogerador híbrido-elétrico da Rolls Royce, usando um motor de turbina para acionar um gerador elétrico, será demonstrado ainda neste ano, de acordo com o diretor de clientes Matheu Parr. Esse sistema híbrido-elétrico deve estar disponível em 2025 ou 2026, acrescentou. [EL] – c/ fontes