Rolls-Royce preenche dados de certificação do motor Pearl 10X, após a conclusão de todos os principais testes do turbofan do futuro jato executivo Dassault Falcon 10X, em 06.08.25


Em post na plataforma online da AIN o dia 05, Charles Alcock, editor-chefe da mídia, repercutiu a notícia da Rolls-Royce da confirmação da conclusão de todos os principais testes de certificação de motores e apresentou relatórios aos órgãos reguladores para aprovação do turbofan Pearl 10X, que equipará o futuro jato executivo Dassault Falcon 10X.

Ao anunciar fortes resultados financeiros do primeiro semestre no dia 31, a Rolls-Royce confirmou que concluiu todos os principais testes de certificação de motores e apresentou relatórios aos órgãos reguladores para aprovação do turbofan Pearl 10X, de empuxo de 18.000 lbf. Relativamente à aviação executiva, a Rolls Royce destacou, quanto ao motor Pearl 10X, para o Dassault Falcon 10X: “concluímos com sucesso todos os principais testes de certificação de motores e submeteremos os relatórios de certificação aos órgãos reguladores para aprovação”; e também destacou que o jato cabine larga ultralongo alcance Gulfstream G800, equipado com o turbofan Pearl 700, foi certificado pela FAA e pela EASA em abril, antes da entrada em serviço da aeronave ainda neste ano.

A Rolls-Royce iniciou a campanha de testes de vôo do motor Pearl 10X em abril de 2024, e concluiu a campanha no final do ano, emvolvendo mais de 25 vôos, instalado no avião-ptaforma de testes Boeing 747, da Rolls-Royce, ao longo de seis meses, incluindo vôos à altitude de 45.000 pés e velocidade de até MACH 0,90.

Assim, embora a Dassault continue em segredo sobre o cronograma do primeiro vôo do seu jato executivo de ultralongo alcance Falcon 10X, cujo protótipo segue em montagem, o motor (Pearl 10X) do jato está mais próximo da certificação e disponibilidade para entrada em serviço.

Durante coletiva de imprensa de resultados financeiros da Dassault, em 22 de julho, o CEO do grupo francês, Éric Trappier, ‘bloqueou’ firmemente as perguntas sobre o momento do primeiro vôo do 10X. Trappier apontou que a equipe de engenharia da Dassault está agora intensamente focada no desenvolvimento do novo Falcon 10X.

Atualmente, o primeiro protótipo está em estágios avançados de montagem na fábrica da empresa em Bordeaux-Mérignac.

Trappier se recusou a informar quando o primeiro vôo está previsto, promovendo, em vez disso, a maior cabine do modelo que será no segmento de longo alcance do mercado de aviação privada. O Falcon 10X tem uma cabine de 6 pés e 8 polegadas (2,03 m.) de altura, e 9 pés e 1 pol. (2,77m.) de largura.

O maior e mais longo jato da Dassault, com alcance de 7.500 MN,  é previsto de certificação e entrada em serviço em 2027.

Em abril, Matt Thurber, editor da AIN, postou que a montagem final do primeiro artigo estava em andamento, e os engenheiros realizavam testes de carga e limite de fadiga da fuselagem em um banco de ensaio mecânico para validar os limites de vida útil da fuselagem. Assim como caça  Rafale, o “10X” possui uma asa de material composta – de fibra de carbono.

Imagem por AIN

Os sistemas do Falcon 10X estavam sendo testados em duas bancadas de teste multissistema no centro de testes de vôo da Dassault em Istres. Cada bancada incluía conjuntos de computadores de subsistemas que representam os sistemas reais da aeronave, de acordo com a Dassault. “Essas bancadas de teste verificarão o funcionamento adequado da aviônica, controles do motor, controles de voo, sistema hidráulico, distribuição elétrica, frenagem, proteção contra incêndio e outros sistemas da aeronave”, divulgou a Dassault. Os testes da cabine de comando e do sistema de controle de vôo digital estavam em andamento na sede da Dassault em Saint-Cloud, perto de Paris.

Na coletiva de imprensa de resultados financeiros da Dassault, em 22 de julho, a Dassault divulgou que, em paralelo ao desenvolvimento do programa Falcon 10X, se dedica a expandir o envelope – desempenho de vôo em altitudes elevadas para o Falcon 6X, modelo já em serviço. Em julho, uma equipe de testes de vôo realizou com sucesso decolagens e pousos no Aeroporto Internacional de El Alto (SLLP), perto de La Paz, na Bolívia, a uma altitude de 13.325 pés. A fabricante também divulgou que, recentemente, a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido emitiu autorização para o Falcon 6X operar no Aeroporto London City (LCY), com pista do aeroporto central londrino de 1.500 m. de comprimento e exige uma aproximação com rampa acentuada de 5,5 graus. No semestre, a frota Falcon 6X acumulou 3.400 horas de vôo. [EL] – c/ fonte