Rolls-Royce reivindica recordes de vôo com seu avião demonstrador elétrico, em 23.11.21


A Roll-Royce (RR) divulgou que o seu avião-demonstrador totalmente elétrico “Spirit of Innovation” é o mais rápido do mundo nesta categoria, tendo estabelecido três novos recordes mundiais.

A fabricante britânica enviou para a FAI Fédération Aéronautique Internationale (Federação Aeronáutica Internacional – que às 15:45Z do último dia 16 o avião atingiu uma velocidade máxima de 345,4 MPH ao longo de 3 km, quebrando o recorde existente em 132 MPH.

Em outras “corridas aéreas” no ‘sítio’ de testes de aeronaves experimentais Boscombe Down, do Ministério da Defesa do Reino Unido, o avião da RR bateu uma marca anterior com velocidade de 330 MPH ao longo de 15 km e quebrou o tempo mais rápido para subida para 3.000 metros em 60 segundos com um tempo de 202 segundos (03m22s), de acordo com os dados da RR.

A velocidade alcançada pelo piloto de teste e diretor de operações de vôo da Rolls-Royce Phill O’Dell no demonstrador da RR “Spirit of Innovation” foi 132 MPH maior do que o recorde anterior estabelecido pela aeronave Extra 330 LE Aerobatic equipada com motor Siemens eAircraft em 2017.

Durante suas corridas de recorde, o avião demonstrador atingiu uma velocidade máxima de 387,4 MPH, o que a equipe da RR acredita tornar o avião o “veículo totalmente elétrico mais rápido do mundo”.

Phill O’Dell disse: “Voar com o Spirit of Innovation a essas velocidades incríveis e acreditar que quebramos o recorde mundial de vôos totalmente elétricos é uma ocasião importante. Esse é o ponto alto da minha carreira e uma conquista incrível para toda a equipe. A oportunidade de estar na vanguarda de mais um capítulo pioneiro da história da Rolls-Royce, enquanto buscamos entregar o futuro da aviação, é o que os sonhos são feitos”, falou O’Dell.

Na rodada de corridas aéreas, o avião-demonstrador foi alimentado por um “trem de força elétrica” de 400 kW (500 HP) e a bateria de propulsão com maior potência já montada na indústria aeroespacial. A RR trabalhou em parceria com a especialista em armazenamento de energia de aviação, a Electroflight, e a fornecedora “trem de força” automotivo YASA.

A Rolls Royce divulga sua expectativa da FAI confirmar e homologar as conquistas em um futuro próximo. A Rolls-Royce ainda observa que tem uma “uma história incrível” de tentativas e quebra de recordes de velocidade de vôo, desde a premiação Schneider Trophy, do início dos anos 1930.

O avião-demonstrador totalmente elétrico “Spirit of Innovation” é parte do projeto ACCEL – ou “Acelerando a Eletrificação do Vôo”.

Folha de especificação:
https://www.rolls-royce.com/~/media/Files/R/Rolls-Royce/documents/innovation/spirit-of-innovation-factsheet.pdf

O projeto e o recorde mundial forneceram dados importantes para os futuros sistemas de energia elétrica e propulsão para a mobilidade aérea urbana totalmente elétrica e aeronaves híbridas-elétricas. As características que os “táxis aéreos” exigem das baterias, por exemplo, são muito semelhantes ao que foi desenvolvido para o demonstrador da RR – “Spirit of Innovation”.

A Rolls-Royce aponta que “nosso envolvimento no projeto ACCEL é apenas uma das maneiras pelas quais estamos procurando tornar a aviação mais sustentável. Em junho, anunciamos nosso caminho para emissões líquidas de carbono zero – um ano depois de entrarmos a campanha Race to Zero [Corrida para Zero] -, com o compromisso de garantir que nossos novos produtos sejam compatíveis com operação zero líquido até 2030 e todos os nossos produtos sejam compatíveis com zero líquido até 2050”.

A fabricante anunciou o primeiro vôo do demonstrador em 15/09/21. O avião decolou do “sítio” de Boscombe Down, do Ministério da Defesa do Reino Unido, que é gerenciado pela QinetiQ, e voou por aproximadamente 15 minutos.
O “sítio” de Boscombe Down, do Ministério da Defesa, tem uma longa herança de vôos experimentais e o primeiro vôo do avião demonstrador da RR – “Spirit of Innovation” – marcou o início de uma intensa fase de testes de vôo, na qual a RR passa a coletar dados valiosos de desempenho do sistema de energia elétrica e propulsão da aeronave. [EL] – c/ fontes