Rolls-Royce saúda oportunidade de pesquisa sustentável com financiamento de pesquisa pela União Européia, em 06.10.22


A decisão do Programa “Aviação Limpa” (Clean Aviation) da União Européia de conceder mais de € 700 milhões em financiamento de pesquisa é uma boa notícia para fabricantes como a (britânica) Rolls-Royce e seus parceiros.

Após as avaliações da primeira chamada de propostas e um processo de concessão bem-sucedido, a Rolls-Royce espera poder avançar em vários programas, incluindo três nos quais será a coordenadora principal.

O projeto HEAVEN – Hydrogen Engine Architecture Virtually Engineered Novelly (Arquitetura de Motor de Hidrogênio Virtualmente Projetada Singularmente) procurará desenvolver o design UltraFan da Rolls Royce para futuras oportunidades da aviação civil e fornecer uma plataforma para integrar propulsão movida a hidrogênio e eletricidade híbrida.

Um programa semelhante, HE-HART – Hybrid Electric Propulsion System for Regional Aircraft (Sistema de Propulsão Elétrica Híbrida para Aeronaves Regionais), de um consórcio de fabricantes com sede em 10 países da UE, se concentrará na demonstração de tecnologias para testar em solo um turboélice térmico híbrido-elétrico, visando a criação de um sistema de propulsão híbrido otimizado para futuras aeronaves regionais.

Um terceiro programa – CAVENDISH – Consortium for the Advent of Aero-engine Demonstration and Aircraft Integration Strategy With Hydrogen (Consórcio para o Advento da Demonstração de Motores Aeronáuticos e Estratégia de Integração de Aeronaves com Hidrogênio) envolverá parceiros do Brasil e seis países europeus para integrar sistemas de hidrogênio líquido em um motor moderno para testes em solo.

Alan Newby, diretor de tecnologia aeroespacial e programas futuros de motores da Rolls Royce observou: “A Rolls-Royce está focada no avanço de sistemas sustentáveis ​​de energia e propulsão, e isso se baseará em nossa experiência existente para ajudar a acelerar os avanços tecnológicos que podem ajudar a fornecer carbono até 2050”. [EL] – c/ fontes