Rostec testa em laboratório turbofan PD-14 com operação simulada com cinza do vulcão Kamchatka Shiveluch, em 02.11.21


A fabricante aeronáutica-aeroespacial russa Rostec anunciou, nesta semana, um resultado de teste pouco ortodoxo para seu mais novo motor turbofan PD-14. O primeiro motor turbofan moderno criado pela fabricante russa, o projeto é a chave para os próximos aviões para serviço do transporte comercial na Rússia.

Usando cinzas vulcânicas do monte (vulcão) Kamchatka Shiveluch, a Rostec divulgou que o motor continuou a funcionar em ambientes de nuvem de cinza (vulcânica) simulados, geralmente uma condição extrema para motores à turbina.

“Pela primeira vez na história da produção de motores na Rússia, a Rostec State Corporation teve um gerador a gás de um motor de aeronave testado em condições de cinzas vulcânicas. O mais novo motor PD-14 para aviões de médio curso passou com sucesso no teste com as cinzas do vulcão Shiveluch Kamchatka – o empuxo do motor, que ficou [operando simuladamente] neste ambiente agressivo por uma hora, praticamente não diminuiu. Após a desmontagem, os especialistas da Perm Design não encontraram consequências indesejáveis ​​para o produto, o que confirma a segurança da operação ao voar em uma tempestade de poeira ou nuvem de cinzas”, disse Anatoly Serdyukov, diretor industrial do núcleo de aviação da Rostec State Corporation.

Embora seja um pior cenário hipotético, não é totalmente impossível para uma aeronave operar numa atmosfera de nuvens de cinzas expelidas de uma erupção vulcânica ou de partículas densas. Testar a funcionalidade de um motor de aeronave em tais condições é menos um objetivo sério de desenvolvimento e mais uma maneira pouco ortodoxa de testar o quão tolerante a falhas e confiável um motor de turbina é fora do solo, no mundo real e implacável.

Os testes foram concluídos no Instituto Central de Motores de Aviação como parte da certificação Tipo do PD-14 para avaliação da EASA. A seção do gerador de gás foi o foco principal dos procedimentos de teste. A conclusão da avaliação permitiu a especialistas da UEC-Aviadvigatel desenvolver recomendações de operação de vôo e de manutenção para aeronaves equipadas com motores PD-14 em caso de vôo por nuvens de cinzas ou tempestades de poeira ‘sufocante’. [EL] – c/ fontes