RR divulga que seu PSG (Sistema de Geração de Energia) bate marca de produção 1 MW, em 08.12.21


A Rolls-Royce (RR) divulgou que o sistema de propulsão elétrico-híbrido que está desenvolvendo para possível uso em futuros aviões regionais alcançou um marco importante de geração de mais de um megawatt (1 MW) de potência em testes de solo, no seu programa PSG – Power Generation System (Sistema de Geração de Força).

No início do ano, a fabricante de motores aeronáuticos com sede no Reino Unido começou a testar o Sistema de Geração de Energia 1 (PGS1) com o objetivo de gerar 2,5 MW, com mais testes definidos para continuar na instalação renovada de bancada de teste #108 da fabricante na unidade em Bristol, no Reino Unido.

O gerador, que a Rolls-Royce divulga ser do tamanho de um barril de cerveja, incorpora um dos motores turbofan AE2100 do grupo, bem como controles especiais e um sistema de gerenciamento térmico. De acordo com a RR, a potência de 1 MW gerada nos testes até agora é suficiente para alimentar continuamente cerca de 1.000 residências.

“Quando as oportunidades futuras de aeronaves híbridas-elétricas surgirem na classe megawatt e acima, queremos estar o mais preparado possível para oferecer uma solução pronta”, disse Adam Newman, engenheiro-chefe de projetos da Rolls-Royce para aviação do futuro.

Para os testes mais recentes, a Rolls Royce combinou um gerador com o sistema eletrônico de potência de 3.000 volts que está testando em suas instalações em Trondheim, na Noruega. O trabalho no Reino Unido recebeu apoio financeiro do programa MegaFlight, do ATI – Aerospace Technology Institute (instituto de tecnologia aeroespacial, do Reino Unido), enquanto o fundo CleanSky 2 da União Europeia apoiou o projeto (norueguês) Trondheim.

A tecnologia do gerador PG21 poderia ser usada em sistemas de propulsão elétrico-híbrido ou como parte de um sistema “mais elétrico” para aeronaves maiores. A Rolls-Royce aponta que o PGS1 constitui uma parte importante de sua estratégia de sustentabilidade, que inclui o desenvolvimento de sistemas inovadores de energia elétrica e propulsão, bem como a melhoria do desempenho da turbina a gás e a promoção do uso de combustíveis de aviação sustentáveis. [EL] – c/ fontes